Estudo internacional indica que pacientes do sexo masculino chegam com doença mais avançada e maior…
ANS incorpora novo tratamento contra câncer raro no sangue no Rol
Planos de saúde deverão arcar com os custos do momelotinibe para tratar mielofibrose, câncer em que a medula é substituída por tecido fibroso

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na última segunda-feira (26/1) incorporar um novo tratamento contra um tipo raro de câncer no sangue ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Durante a 1ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada do ano, os diretores deram aval à inclusão do momelotinibe para o tratamento de mielofibrose de risco intermediário e alto — incluindo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos com anemia.
De acordo com a área técnica da agência, foram utilizados dois estudos clínicos sobre o medicamento que comprovaram sua eficácia, além de sua superioridade quando comparado ao tratamento padrão da enfermidade.
A mielofibrose é um tipo raro de câncer em que a medula vai sendo substituída por um tecido fibroso, o que atrapalha a produção normal do sangue, segundo a própria ANS.
Ainda de acordo com a agência, o momelotinibe foi submetido diretamente à ANS, tendo passado pela 45ª reunião técnica e pela 2ª reunião técnica extraordinária da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em outubro de 2025 e janeiro de 2026, respectivamente, e, também, pela Consulta Pública 163 e pela Audiência Pública 61, ambas realizadas ao longo de novembro de 2025.
O medicamento passará a integrar o grupo “Terapia Antineoplásica Oral para Tratamento do Câncer” do Rol, sendo obrigatoriamente coberto pelas operadoras de planos de saúde a partir de 2/3/2026.
Fonte: JOTA

