Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Conheça os finalistas do Merula Steagall Awards

Última atualização em 23 de setembro de 2024

Projetos trazem soluções para os desafios enfrentados pelos pacientes oncológicos, no Brasil

O Merula Steagall Awards, criado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), tem o objetivo de homenagear o legado de Merula Steagall, idealizadora de ambas as iniciativas, e reconhecer projetos que transformam o cuidado oncológico no país.

Nesta primeira edição do prêmio, serão reconhecidos três projetos inovadores da Oncologia brasileira e anunciado um grande vencedor.
Os interessados tiveram entre 25 de junho e 31 de julho para submeter seus projetos em uma das seguintes categorias:

  • Cuidado ao Paciente, na qual podiam ser inscritas ações de assistência e apoio ao paciente oncológico, com foco em facilitar a jornada de cuidado e promover melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida, principalmente de pacientes sem acesso à saúde suplementar.
  • Educação e Informação, que envolve projetos voltados para educação e informação na área oncológica. Os projetos podem ser focados em educação e informação de profissionais da saúde, pacientes, familiares, cuidadores ou população em geral.
  • Políticas Públicas e Advocacy, relacionado a iniciativas com foco na melhoria de leis, políticas públicas de saúde e processos de governo que beneficiem pacientes oncológicos.

Foram mais de 70 projetos inscritos e avaliados pela comissão julgadora formada pelos especialistas Dr. Luiz Santini – Médico, cirurgião de tórax e professor da Universidade Federal Fluminense. Foi Diretor-Geral do INCA; Dr. José Marques – Hematologista, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH); Dra. Marisa Madi – Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; Dra. Catherine Moura – Médica Sanitarista, CEO da Abrale e líder do Movimento TJCC; e Fábio Fedozzi – Diretor Executivo da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Destes, foram escolhidos seis projetos finalistas, sendo dois por categoria. São eles:

  • Categoria Cuidado ao Paciente

Instituto Protea

Nome do projeto – CuidaMama

Consiste em um sistema digital que auxilia pacientes na navegação e monitoramento de suas jornadas de cuidado oncológico, com o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce e apoiar ao longo do tratamento.

Instituto Mais Identidade

Nome do projeto – Reabilitação de deformidades por meio de próteses faciais digitalmente produzidas.

Focado na reabilitação de pacientes com deformidades faciais por meio de próteses, buscando reduzir o impacto da perda da visão. O objetivo é promover a reabilitação estética, a reintegração social e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

  •  Categoria Educação e Informação

Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)

Nome do projeto – Dona Ciência

São utilizados gibis e vídeos educativos, gratuitos para explicar assuntos relacionados à Oncologia e saúde pública, como câncer, transplante de medula e genética, às crianças e adolescentes. O objetivo é promover a popularização da ciência no Brasil, destacar eventos recentes no mundo e dar luz à inclusão, diversidade, saúde e qualidade de vida.

Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC)

Nome do projeto: Estrela Guia

Voltado para a qualificação das equipes Rede de Saúde do Estado de Sergipe, com a finalidade de garantir a detecção precoce do câncer infantojuvenil, contribuindo para a redução do tempo de espera entre o diagnóstico e o tratamento.

  •  Categoria Políticas Públicas e Advocacy

Fundação Pio XII

Nome do projeto – Hospital do Amor

Com foco na sustentabilidade financeira do Hospital do Amor, o projeto destaca a importância das relações institucionais e governamentais para captar recursos por meio de emendas parlamentares, como a Lei de Orçamento Anual (LOA). O objetivo é obter recursos que serão destinados à melhoria da infraestrutura hospitalar e aquisição de equipamentos médicos.

Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG)

Nome do projeto – Diretrizes para Atenção à Saúde da Pessoa Traqueostomizada e/ou Laringectomizada

Por meio de parceria com a Secretaria da Saúde de Santa Catarina, foram implementadas diretrizes de atenção integral para assegurar tratamento adequado para casos de traqueostomia e laringectomia total. O projeto se tornou um modelo para outras secretarias estaduais de saúde e para o Ministério da Saúde no desenvolvimento do Protocolo Nacional de Assistência para pacientes com este tipo de câncer.

SOBRE A PREMIAÇÃO

A cerimônia do Merula Steagall Awards acontecerá no dia 19 de setembro, durante o encerramento do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. Além de homenagear os ganhadores de cada categoria, o grande destaque será a entrega dos R$10.000,00 ao vencedor do projeto escolhido entre todas as categorias.

As associações responsáveis pelos projetos homenageados também ganharão espaço para organização de conteúdo no próximo Congresso TJCC.

O prêmio tem o apoio da Gliead Kite e Astrazeneca, e também da Anholeto empresa de premiações, responsável pelos troféus que serão entregues aos vencedores.

Fonte: Comunicação Todos Juntos Contra o Câncer

Back To Top