No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Juntos, podemos mudar o protocolo clínico para LMC no Brasil
É direito de todos os pacientes terem acesso aos três inibidores de tirosina quinase presentes no SUS. Mas na prática, não é bem assim que vem acontecendo. Participe da Consulta Pública!
Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são os documentos oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS) para estabelecer os critérios de diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde e também o tratamento, com os medicamentos e demais produtos apropriados. O objetivo de um PCDT é garantir o melhor cuidado de saúde possível diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no SUS, de forma a garantir sua sustentabilidade.
A atualização do PCDT da leucemia mieloide crônica (LMC) em adultos é uma demanda bastante importante. A nova versão inclui os exames reação em cadeia da polimerase (PCR) qualitativa e quantitativa e hibridização in situ (FISH), utilizados para o diagnóstico e monitoramento da doença. A nova proposta do PCDT também preconiza o tratamento realizado com os três inibidores da tirosina quinase. Atualmente, o mesilato de imatinibe é a indicação de primeira linha em pacientes que acabaram de receber o diagnóstico. Caso não responda ao tratamento, ainda há os inibidores de segunda linha – nilotinibe e dasatinibe. Inclusive, estes dois últimos mostram maior taxa de resposta precoce, sem impacto na sobrevida global.
Até aí sem problemas, certo? Mas, atualmente, caso o paciente utilize um dos medicamentos de segunda linha, e não responda ao tratamento, não poderá usar a outra opção também aprovada para uso em segunda geração. O Ministério da Saúde não paga por este uso, mesmo ambos os medicamentos serem aprovados para uso no SUS.
Mas você pode mudar este cenário! O novo PCDT prevê que o hospital tenha autonomia para escolher como será a terceira linha de tratamento, incluindo a possibilidade de usar o Nilotinibe ou o Dasatinibe.
A proposta foi apresentada aos membros do Plenário da Conitec em sua 85ª Reunião Ordinária, os quais recomendaram favoravelmente ao texto.
O Protocolo agora entrará para Consulta Pública e contamos com seu apoio!
Para participar é bem simples:
PASSO 1
Acesse http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=54288
PASSO 2
Preencha suas informações pessoais, como CPF, nome, sexo, idade, etc.
PASSO 3
Escolha a categoria em qual se encaixa: se paciente, familiar e cuidador, profissional de saúde ou interessado no tema.
PASSO 4
Neste momento selecione a opção:
(x) Muito boa
Caso deseje, você pode sugerir alterações ou inclusões de alguma informação ao texto e, também, comentar sobre algum aspecto específico.
PASSO 5
Assim que todas as informações estiverem preenchidas, clique em GRAVAR.
Pronto, você já deu sua contribuição!
Confira o documento na íntegra: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2020/PCDT_LeucemiaMieloideCronicaAdulto_CP_02_2020.pdf