No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Curada da leucemia, sensação da natação japonesa anuncia retorno às competições e sonha com Jogos
Última atualização em 6 de abril de 2021
Estrela nos Jogos Asiáticos, Rikako Ikee venceu a leucemia descoberta no início de 2019
Ela era garota-propaganda das Olimpíadas de Tóquio. O sorriso largo estampava os cartazes promocionais. Até que, em fevereiro de 2019, descobriu que tinha câncer. No fim deste mês, após mais de um ano afastada dos eventos, a nadadora japonesa Rikako Ikee voltará a competir. Um anúncio que faz renascer a esperança de que ela possa nadar também nos Jogos em casa, em 2021.
Ikee conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018 e ganhou status de promessa olímpica aos 18 anos. O diagnóstico assustador de leucemia, no início do ano passado, a distanciou do sonho.
Ao longo de 2019, a atleta se submeteu ao tratamento. E em março deste ano voltou a treinar, tendo como meta os Jogos de Paris, em 2024. Mas o adiamento dos Jogos de Tóquio, devido à pandemia de Covid-19, lhe rendeu um fôlego precioso. Agora talvez seja possível retomar o alto nível até as classificatórias nacionais.
No mês passado Ikee compartilhou imagens de seus treinamentos pela primeira vez após o tratamento. Sem competir desde janeiro de 2019, ela se mostrou ansiosa para competir no Campeonato Intercolegial do Japão, previsto para outubro de 2020. Uma meta que pode parecer modesta, mas que tem o doce sabor de esperança. De uma nova chance para recomeçar.