Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 9 de fevereiro de 2023

Telemedicina Oncológica Gratuita

O que é telemedicina Abrale?

É um atendimento à distância (virtual), oferecido gratuitamente a pacientes com cânceres e doenças do sangue.

A pandemia da COVID-19 exige importantes cuidados a toda população e o distanciamento social é uma das diretrizes indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já que dessa forma é possível diminuir a transmissão, em massa, do novo coronavírus.

Para os pacientes com câncer hematológico, manter este cuidado é ainda mais essencial, já que, por conta da própria doença ou dos protocolos terapêuticos, eles podem apresentar imunidade baixa, o que aumenta as chances para o desenvolvimento da COVID-19 em sua forma grave. Mas, por outro lado, o acompanhamento médico não pode parar. Afinal, os bons resultados no tratamento também dependem da continuidade das terapias e exames indicados.

Desde o mês de janeiro de 2021 e até o mês de novembro de 2021, a Abrale já proporcionou 233 atendimentos via Telemedicina, a pacientes de vários estados do país, e ainda estamos com uma fila de 64 pacientes que serão atendidos nos próximos meses.

Como funciona a Telemedicina Abrale?

Para facilitar o acesso dos pacientes às consultas médicas, lançamos nosso mais novo projeto Telemedicina Abrale. Familiares ou os pacientes com leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasia e doenças do sangue (PTI, policitemia vera, trombocitemia essencial, HPN e anemia aplásica) terão acesso a especialistas da Onco-Hematologia e oncologistas pediátricos, para esclarecerem suas dúvidas sobre assuntos diversos relacionados às doenças e seus tratamentos. E tudo isso de forma gratuita!

Desde de junho de 2021, iniciamos a telemedicina para consulta com nutricionistas e o funcionamento é o mesmo como acontece para a consulta médica.

Serão dois tipos de atendimento, ambos pré-agendado e individual à distância:

  1. Teleorientação – Os pacientes receberão orientações básicas quanto à doença, seus sinais e sintomas e também quanto ao uso de medicação, etapas do tratamento, exames de acompanhamento e hábitos que possam aliviar sintomas e prevenir complicações.
  2. Teleconsulta – Neste atendimento é possível a indicação e prescrição de exames que o paciente deverá solicitar ao seu médico de origem, segunda opinião médica e orientação sobre o uso de remédios coadjuvantes no tratamento, para prevenção e/ou alívio dos efeitos colaterais.

Em ambos os atendimentos, será necessário que o paciente tenha acesso à Internet, e tenha, à mão, resultados e laudos anteriores sobre o seu diagnóstico e tratamento.

Conheça os detalhes do funcionamento da Telemedicina Abrale:

  1. Serão atendidos somente pacientes que tenham cânceres e doenças do sangue, já confirmados em exames diagnósticos.
  2. Para realizar a consulta é preciso entrar em contato com o Apoio ao Paciente Abrale pelos canais: (11) 3149-5190 – 0800 773 9973 – [email protected] ou diretamente pelo Fale Conosco, no https://abrale.org.br/fale-conosco/ e preencher uma ficha com as informações necessárias para o “agendamento da consulta virtual” incluindo exames que comprovem o diagnóstico.
  3. Após o contato, com a ficha de cadastro preenchida e necessidade de atendimento identificada pela nossa equipe, o familiar ou paciente terá o agendamento realizado para uma das opções de atendimento – Teleorientação ou Teleconsulta
  4. O atendimento poderá ser realizado com médico ou nutricionista, dependendo da necessidade apresentada pelo paciente na conversa inicial com a equipe de apoio ao paciente da ABRALE. Todos os profissionais envolvidos neste projeto são especialistas no cuidado de pacientes com câncer hematológico.
  5. O paciente ou familiar que solicitou o atendimento deverá ficar atento, porque a confirmação de data e hora da consulta será enviada por WhatsApp, SMS e/ou por e-mail.

Atenção! Não há limite para o número de consultas por paciente. Não remarcaremos a consulta caso o paciente falte e/ou não cancele o atendimento, ao menos, um dia antes do horário agendado.

AGENDE A SUA CONSULTA AGORA MESMO!

Back To Top