Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
Associação lança iniciativa para alertar sobre os sinais da leucemia
Campanha é promovida pela Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, e destaca as mudanças no corpo que podem auxiliar no diagnóstico
A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia está lançando uma campanha para promover o diagnóstico e a identificação de diversos tipos de leucemia.
De acordo com a proposta da campanha, algumas mudanças no organismo podem auxiliar o paciente a identificar a doença e buscar o diagnóstico com maior rapidez.
A campanha ‘A leucemia parece invisível. Mas seus sintomas são evidentes’ reforça a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a leucemia não funciona como um tumor que cresce em alguma parte do corpo.
Desta forma, o entendimento da doença pode ser complicado, mas os sintomas tendem a ser evidentes, como febre, infecções graves e recorrentes, sangramentos e manchas roxas na pele.
Além do trabalho de informação, por meio da campanha serão realizadas ações para apoio e fortalecimento do paciente e seu familiar.
O objetivo é auxiliar na melhora da qualidade de vida e promover um maior entendimento sobre o tratamento realizado.
Outras ações com médicos, para capacitação, e de políticas públicas, para garantir acesso aos medicamentos, serão realizadas, ainda sem datas previstas.
A relevância de debater a temática é reforçada pelos dados, como um estudo do Observatório de Oncologia, entre 2008 e 2017, que revelou o registro de 63.452 óbitos por leucemia no Brasil.
Entre os subtipos de leucemia, a maioria dos casos foi de LMA – Leucemia Mielogênica Aguda, com 36%. A doença foi mais frequente entre as faixas etárias de 20 a 49 anos e 50 anos ou mais, com 43% e 35% do total de óbitos, respectivamente.