Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
‘Tratamento do câncer no AP envergonha a gente’, diz Drauzio Varella sobre atendimento oferecido aos pacientes no estado
Médico é um dos convidados da 5ª edição do Fórum Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) – Norte e Nordeste que iniciou nesta quinta-feira (27) em Macapá
Drauzio Varella pediu mais políticas públicas no Amapá em relação ao tratamento do câncer. Em entrevista à Rede Amazônica nesta quinta-feira (27), o médico alertou para a desigualdade do custo social no estado em relação ao restante do país.
O médico é convidado da 5ª edição do Fórum Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) – Norte e Nordeste, que iniciou nesta quinta-feira (27) e continua na nesta sexta (28) na sede do Sebrae Amapá, em Macapá.
Na avaliação do médico Drauzio Varella, a situação do tratamento no Amapá é desproporcional ao restante do país.
O tratamento do câncer no Amapá envergonha a gente, como país, como usuários do SUS. Aqui é necessário que as pessoas saiam de casa para outros Estados, com distâncias enormes e com custo absurdo”, aponta.
Ele também ressalta que classificar o estado como “pobre” não é justificativa para manter a situação atual dos tratamentos.
“Existem outros estados pobres e com atendimento melhor. Falta uma política pública e temos pessoas capacitadas para fazer isso. O Brasil tem profissionais de altíssima qualidade que são capazes de preparar programas executáveis. Se colocar na ponta do lápis de quanto o Estado gasta para enviar estas pessoas para outros lugares, o gasto financeiro e custo social é enorme e precisa acabar”, reforçou.
Para a hematologista Dra. Paola Torres, que também é convidada do Fórum TJCC, as estatísticas mostram um grande desafio a ser vencido na prevenção da doença nas regiões norte e nordeste.
No sul, vemos uma linha de câncer de colo uterino e no norte do país, a linha vai lá para cima, e é totalmente prevenível. A gente precisa de boa vontade, uma linha de cuidados estabelecidos para a oncologia e de seriedade de nossos gestores”.
Torres relata que recebe pacientes amapaenses no estado do Ceará, que passam 3 dias e três noites viajando para fazer uma sessão de quimioterapia. “Isso é desumano. Estamos falando de várias questões no Fórum, e é importante que saibam que o câncer tem cura, tem prevenção, em mais de 38% dos casos, e isso significa que estamos todos juntos contra o câncer. A luta é de todos”, frisou.
A programação do evento é liderada pela ONG Carlos Daniel, que oferece assistência a pacientes com câncer há oito anos. “Também estamos discutindo sobre o câncer infantil que também é preocupante e no Amapá, a oncologia pediátrica é inexistente, e com o Fórum queremos propor essa mudança com a participação de médicos conceituados”.
O 5° Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte Nordeste é uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com o apoio da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Instituto Roda da Vida e ONG Carlos Daniel, além do Apoio Educacional do Onco Ensino e do apoio institucional do Sebrae.
Fonte: G1