Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre como o governo deve lidar com o…
Ganciclovir e valganciclovir no SUS
Participe da Consulta Pública nº 61/2024 da CONITEC
O Ministério da Saúde convida a população a participar da consulta pública nº 61/2024, que avalia a incorporação dos medicamentos ganciclovir e valganciclovir no Sistema Único de Saúde (SUS). Ambos são utilizados para o tratamento de infecções causadas pelo citomegalovírus (CMV) em pacientes que passaram por transplantes de órgãos sólidos e de células-tronco hematopoiéticas, conhecido popularmente como transplante de medula óssea (TMO).
O CMV é um vírus comum que pode causar doenças graves em indivíduos imunocomprometidos, como os pacientes que fizeram o TMO, devido à supressão do sistema imunológico para prevenir a rejeição do órgão ou o ataque das células-tronco. Essas infecções podem levar a complicações como pneumonia, colite e retinite, comprometendo a recuperação do paciente e aumentando o risco de rejeição do transplante.
Esses medicamentos são essenciais para a prevenção e tratamento destas complicações graves. Por isso, sua participação é fundamental para garantir o acesso a esses tratamentos. O prazo para envio de contribuições é até o dia 7 de outubro de 2024.
Como faço para participar?
- Efetue cadastro/login no site GOV.BR. Se você não tiver conta, é possível criá-la neste link: Criar sua conta.
- Após a confirmação do cadastro, acesse o site da Conitec – Clique aqui para acessar.
- Navegue até a consulta pública nº 61/2024 e leia a proposta.
- Preencha o formulário com sua opinião e finalize clicando em ‘Enviar’.