Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
Campanha leva bonecos da Turma da Mônica para crianças hospitalizadas
Projeto Dodói ameniza tratamento de câncer em mais de 40 hospitais; veja como contribuir
Crianças em tratamento contra o câncer em mais de 40 hospitais pelo país recebem um kit da Turma da Mônica para amenizar a rotina de internação. Para expandir o Projeto Dodói, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e o Instituto Maurício de Sousa lançam campanha de arrecadação de recursos.
As doações serão destinadas à distribuição de bonecos, gibis, revista de atividades, jogos que auxiliam a expressar sensações e sentimentos, entre outros materiais lúdicos. Também apoiam a capacitação de profissionais de saúde.
O kit é destinado a pacientes que ficam longos períodos hospitalizados e que enfrentam efeitos colaterais do tratamento, como a quimioterapia.
É um desafio para os pais passarem para os filhos o que está acontecendo. E é importante que as crianças saibam a verdade para compreender melhor o procedimento e as etapas do tratamento. O kit ajuda a tirar o medo do desconhecido. A brincadeira ajuda nesse sentido”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale.
A organização lista como benefícios a contribuição para o bem-estar emocional, físico e mental da criança durante o tratamento e a melhora na comunicação com familiares e equipe de saúde.
O material traz ainda informações sobre a leucemia e seus desdobramentos, efeitos do tratamento e o que vai acontecer no hospital.
Mais de 8.000 crianças já receberam o kit Dodói em hospitais como Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (SP), Santa Casa de Misericórdia (SP), Hospital Federal da Lagoa (RJ), Hospital da Baleia (BH) e IMIP (PE).
Com meta de arrecadar R$ 150 mil em um mês, a campanha #ExisteUmJeitoMelhor recebe doações em dodoi.abrale.org.br.
Fonte: Folha de S. Paulo