Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Dia Mundial da Conscientização do Linfoma lembra combate à doença

Dia Mundial da Conscientização do Linfoma lembra combate à doença

O dia 15 de setembro é o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas. A cada ano, mais de 735 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma, em todo o mundo.

Linfoma é, na verdade, um nome genérico para diferentes tipos de cânceres que atacam o sistema linfático. Composto por órgãos, vasos, tecidos e lifonodos, o sistema linfático ajuda nosso corpo a combater infecções.

Ainda não se sabe o motivo para o surgimento de alguns tipos de linfoma, mas geralmente a doença não é hereditária. O desenvolvimento da doença também pode estar associado a presença de bactérias ou vírus, como o HIV.

Como todo tipo de câncer, quanto antes for descoberto e tratado, melhor e, observar os sintomas é fundamental. O hematologista Breno Gusmão explica quais são os sinais.

Breno integra o comitê médico da Abrale, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Foi lá que Viviani Olegário, de 38 anos, contou a dificuldade para descobrir o que tinha. Nas primeiras consultas, os médicos achavam que era tuberculose.

Ela só soube que tinha um linfoma 10 meses depois de muitas idas e vindas e de pedir a ajuda de um padre que a encaminhou para um hospital particular em São Paulo.

Depois de 8 sessões de quimioterapia, ela conseguiu eliminar o câncer e, apesar de não ter tido a alta completa, ela já esta bem perto da cura.

Este ano, o tema do dia Mundial foi ‘Um Mundo de Agradecimentos’. A ideia é mostrar gratidão a todas as pessoas que ajudam quem vive com linfoma.

 

Fonte: Agência Brasil 

Back To Top