Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
Governo do Amapá promove capacitação em oncologia pediátrica para profissionais de saúde do estado
Capacitação ocorreu durante a manhã deste sábado
Como parte da política de qualificação dos servidores, o Governo do Amapá reuniu, neste sábado, 29, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), profissionais de saúde de várias áreas do estado, para uma capacitação especializada em oncologia pediátrica e suas especificidades.
A qualificação, coordenada pela Escola de Saúde Pública (ESP), abordou temas como a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos indicados para crianças e adolescentes, além dos principais tipos de câncer que acometem o público infantil na Região Norte.
A faixa de sucesso terapêutico na oncopediatria é de aproximadamente 80%, por isso a importância de um diagnóstico precoce. Mas isso só é possível se capacitar os profissionais que identificam os primeiros sinais e sintomas”, enfatiza a doutura Geisa Alves, médica responsável pelo setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Darcy Vargas, de São Paulo.
A fisioterapeuta, Aias Pinheiro, destaca que iniciativas como essa impactam diretamente no tratamento dos pacientes oncológicos do estado. “Nunca atendi um paciente oncológico, mas essa é uma oportunidade que eu tenho de receber orientações que me ajudem a acolher e orientar de forma correta o meu paciente”, afirma.
Para a oncologista pediátrica e especialista em transplante de células-tronco hematopoiéticas, doutora Adriana Seber, a troca de experiências é benéfica para ambas as partes. Pois segundo ela, os profissionais que chegam no estado com outras informações, também precisam absorver a realidade das regiões visitadas.
“Quando nós adentramos em outras regiões do Brasil, o mais importante é a troca que nós temos. Porque tem muitas coisas que os profissionais daqui sabem e nós lá de São Paulo não fazemos ideia. É aprender o que é importante para a região e juntos, podermos trabalhar para ajudar as pessoas que moram aqui no Amapá”, destaca a oncologista pediátrica.
O evento, que contou com apoio do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), ONG Carlos Daniel e Instituto Roda da Vida, fez parte do 5º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer – Norte e Nordeste, sediado nos últimos dia em Macapá.