Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer é tema central de Congresso, em São…
Jane Fonda é diagnosticada com linfoma não Hodgkin (LNH) e passa por quimioterapia
O anúncio foi feita na última sexta-feira (2) por meio das redes sociais da atriz
A renomada atriz norte-americana Jane Fonda, de ‘Klute’ (1972) e ‘Coming Home’ (1979), está passando por um processo de quimioterapia após ser diagnosticada com linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer. O anúncio foi feito pela própria artista em suas redes sociais na última sexta-feira (2).
“Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático. Câncer é um professor e eu estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos. E o câncer, junto com minha idade – quase 85 – definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades’, declarou a vencedora do Oscar.
De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) em seu site, ‘os linfomas não-Hodgkin (LNH) são, de fato, um grupo complexo de mais de 80 tipos distintos da doença. Após o diagnóstico, a doença é classificada de acordo com o tipo de linfoma e o estágio em que se encontra (extensão). Eles são agrupados de acordo com o tipo de célula linfoide afetada, se linfócitos B ou T. E para sua classificação, também são considerados o tamanho, a forma e o padrão de apresentação ao microscópio. Essas informações são importantes para selecionar adequadamente a forma de tratamento. Podem surgir em diferentes partes do corpo e representam 80% dos casos de linfoma’.
Um dos últimos projetos de destaque de Fonda foi ‘Grace and Frankie’ (2015), série na qual interpreta a personagem Grace Hanson. A série lançada em 2015 conta com sete temporadas e está disponível na Netflix.
Fonte: