Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
Todos Juntos Contra o Câncer: congresso em setembro terá pesquisa inédita sobre política nacional
11ª edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer reunirá mais de 180 palestrantes para debates importantes sobre o cenário da oncologia nacional
A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer , instituída pela Lei 14.758/23, entrou em vigor em junho, mas sua efetiva implementação ainda carece de novos debates, regulamentações específicas e outros avanços. Este será o tema principal do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que será realizado de 17 a 19 de setembro de 2024 em São Paulo, SP. Na ocasião, será apresentada uma pesquisa inédita sobre a percepção de diferentes públicos, como médicos e profissionais de saúde, gestores, pacientes oncológicos e população geral, sobre a nova política.
“A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer representa um compromisso com toda a sociedade, especialmente com os pacientes que enfrentam uma neoplasia”, afirma Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), entidade que lidera o Movimento TJCC.
Sua finalidade é promover ações integradas e eficazes. Por isso, a implementação dessa nova política é sinônimo de investimento em vidas.”
Ao longo dos três dias de evento, a expectativa é que mais de 3 mil pessoas participem dos 40 painéis, que abordarão temas como promoção da saúde, prevenção, detecção precoce e diagnóstico, financiamento da saúde pública, cuidados paliativos, tratamento, inovações, dentre outros. O objetivo é mostrar o que precisa ser priorizado, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e repensar estratégias de gestão e de políticas públicas focadas na atenção oncológica.
As discussões contarão com mais de 180 palestrantes, dentre os quais incluem personalidades renomadas, como Alexandre Chiavegatto Filho, doutor em saúde pública pela USP e pós-doutorado em Harvard, Antonio Carlos Buzaid , cofundador do Instituto Vencer o Câncer e diretor médico do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Nelson Teich , ex-ministro da Saúde, Roberto Gil , diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), José Gomes Temporão, pesquisador na Fiocruz e também ex-ministro da Saúde, Vanderson Rocha, professor titular da Faculdade de Medicina da USP, diretor médico da Unidade de Transplante de Medula óssea do Hospital das Clínicas (SP) e coordenador nacional de Terapia Celular na Rede D’Or, Luiz Antonio Santini, pesquisador na Fiocruz e ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer, e Fernando Barroso, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula óssea.
O 11º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que reúne mais de 300 organizações da sociedade civil comprometidas ao cuidado do paciente oncológico. O encontro desse ano acontecerá no WTC Events Center, em São Paulo, SP, e terá transmissão online e ao vivo para todo o país. Inscrições e informações sobre o evento estão em www.congresso.tjcc.com.br .
O encerramento do evento será marcado ainda com a segunda edição do Merula Steagall Awards, premiação que reconhece iniciativas de enfrentamento ao câncer que se dedicam a gerar melhorias na atenção oncológica do Brasil. Dos mais de 60 projetos enviados, 6 finalistas foram selecionados em três categorias: Cuidado ao Paciente (Instituto Protea e Instituto Mais Identidade), Educação e Informação (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa e Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe) e Políticas Públicas e Advocacy (Hospital do Amor e Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço).
Fonte: Futuro da Saúde