11ª edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer reunirá mais de 180 palestrantes para…
11º Congresso TJCC debaterá Política Nacional de Prevenção do Câncer
Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer é tema central de Congresso, em São Paulo. 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer acontece nos dias 17, 18 e 19 de setembro e traz especialistas para discutir melhorias na atenção oncológica do país.
O 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer , que acontecerá de 17 a 19 de setembro de 2024, terá a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC – Lei 14.758/23) como norteadora dos debates. O evento ocorrerá no WTC Events Center, em São Paulo, mas também terá transmissão online e ao vivo para todo o país.
Na abertura, uma pesquisa inédita vai apresentar dados referentes ao conhecimento dos diferentes públicos sobre a PNPCC, entre eles médicos e profissionais de saúde, gestores, pacientes oncológicos e população geral.
Os temas que serão abordados ao longo das discussões passam por promoção da saúde; prevenção; detecção precoce e diagnóstico; financiamento da saúde pública; cuidados paliativos; tratamento; inovações; dentre outros.
O objetivo é mostrar o que precisa ser priorizado de forma imediata, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS,) e repensar estratégias de gestão e de políticas públicas focadas na atenção oncológica.
Dentre os palestrantes já confirmados estão nomes renomados como: Alexandre Chiavegatto Filho – Doutor em Saúde Pública pela USP. Pós-doutorado em Harvard. Professor de machine learning em saúde na USP; Antonio Carlos Buzaid – Cofundador do Instituto Vencer o Câncer e diretor médico do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Nelson Teich – Medico oncologista. Ex-Ministro da Saude. Mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York. OPM pela Harvard Business School; Roberto Gil – Oncologista clínico e diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); José Gomes Temporão, pesquisador na Fiocruz e ex-ministro da Saúde; Vanderson Rocha – Doutor em Hematologia. Prof. Titular da Faculdade de Medicina da USP. Diretor médico da Unidade de Transplante de Medula çssea do Hospital das Clínicas de São Paulo. Coordenador Nacional de Terapia Celular na Rede D’Or São Luiz/SP; Luiz Antonio Santini, pesquisador na Fiocruz e ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer; e Fernando Barroso – Presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula çssea.
O evento estima reunir mais de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de duração, que poderão participar dos cerca de 40 painéis, com mais de 180 palestrantes.
Também haverá uma área de exposição, onde mais de 25 organizações não governamentais irão expor o trabalho desenvolvido em prol da causa, além de atividades interativas para os participantes presenciais.
A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer representa um compromisso com toda a sociedade, especialmente com os pacientes que enfrentam uma neoplasia. Sua finalidade é promover ações integradas e eficazes. Por isso, a implementação dessa nova política é sinônimo de investimento em vidas. E nós, do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, estamos aqui para promover o debate ampliado, propor soluções colaborativas e ajudar a garantir o direito à Saúde”, diz Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), entidade que lidera o Movimento TJCC.
O 11º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que reúne mais de 300 organizações da sociedade civil, comprometidas ao cuidado do paciente oncológico.
Inscrições e informações sobre o evento estão em: https://congresso.tjcc.com.br
MERULA STEAGALL AWARDS
Ao final do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer acontecerá a primeira edição do Merula Steagall Awards, premiação que leva o nome da fundadora do Movimento TJCC e que objetiva valorizar e investir nas iniciativas/projetos de enfrentamento ao câncer que se dedicam a gerar melhorias na atenção oncológica do Brasil.
Instituições de todo o país enviaram mais de 60 projetos. Foram selecionados 6 finalistas, nas categorias Cuidado ao Paciente (Instituto Protea e Instituto Mais Identidade), Educação e Informação (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa e Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe) e Políticas Públicas e Advocacy (Hospital do Amor e Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço). Os quatro vencedores serão conhecidos no dia 19 de setembro, a partir das 16h50. O prêmio conta com o apoio das empresas Gilead e Kite Oncologia e Astrazeneca.
Fonte: Medicina S/A