Em 11 de dezembro, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia…
Abrale, Abrasta e Movimento TJCC terão representantes em Brasília para promover equidade na Saúde
Última atualização em 13 de julho de 2023
De 2 a 5 de julho, ocorre a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Abrale, Abrasta e Movimento TJCC estarão presentes, por meio de seus representantes da equipe de políticas públicas, para levar propostas e contribuir com a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e participação social.
A Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS.
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 17ª CNS busca mobilizar os brasileiros, visando a superação da crise sanitária, humanitária e de política da saúde.
Assim, a Conferência apresenta como proposições: garantir a democracia e a saúde como direitos de cidadania; assegurar o direito constitucional à seguridade social que abarca a saúde, a assistência e a previdência social e sua adequada articulação para a promoção do bem-estar; e garantir a participação da comunidade com efetivo controle social.
Entre os eixos que orientam este debate e estruturam as ações, estão:
- O Brasil que temos. O Brasil que queremos
- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas
- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia
- Amanhã será outro dia para todos, todas e todes
Confira a programação completa
Para acompanhar a transmissão pelo Conselho Nacional de Saúde, ou pelos canais oficiais do Ministério da Saúde, acesse https://www.youtube.com/user/comunicacns.
Atividade autogestionada: entenda como funciona
A 17ª CNS será constituída por diversos momentos estratégicos de debates, deliberações e encaminhamentos. Além das plenárias, atividades de arte, cultura e educação popular, estão previstas as chamadas atividades autogestionadas, oferecidas nos dias 2 e 4 de julho. Na terça-feira, dia 4, os representantes da Abrale, Abrasta e TJCC irão participar.
As atividades autogestionadas são agendas de discussões de caráter não deliberativo e de responsabilidade das organizações e instituições participantes. Para a 17ª CNS, mais de 60 organizações sociais, coletivos, federações de classe, departamentos ministeriais e institutos de pesquisa levarão discussões e propostas para melhoria do sistema único de saúde.
Com o tema “Atenção ao câncer e doenças raras: unindo forças para a garantia de direitos no Brasil”, e no formato de roda de conversa, a atividade autogestionada será uma oportunidade para fortalecer parcerias e colaborações entre as instituições envolvidas.
Conferência Livre TJCC
Como mencionado anteriormente, as conferências livres são etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, e possibilitam a ampliação da participação social nos debates e na formulação de propostas em torno do tema da conferência.
Uma das novidades desta edição é a possibilidade que Conferências Livres de Saúde levem propostas para a etapa nacional.
No dia 25 de maio, realizamos a Conferência Livre do TJCC, que contou com participantes de 23 Unidades Federativas em mais de três regiões distintas, o que favoreceu o debate e a representação regional do evento, para que fosse considerado à nível nacional.
Da conferência foram retirados dois delegados e dois suplentes, assim como uma diretriz com cinco propostas que serão levadas à Conferência Nacional para debate.
Confira mais sobre a Conferência Livre TJCC clicando aqui