Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Abrale marca presença na reunião do CONSINCA

Consultivo do Instituto Nacional do Câncer irá assessorar o Ministério da Saúde sobre a Política do Câncer

A  Abrale participou da primeira reunião de retomada do novo Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer, o CONSINCA, sob a presidência da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. O evento aconteceu no dia 27 de fevereiro, de forma híbrida, na sede da Organização Pan-Americana em Saúde, em Brasília. Uma iniciativa da Coordenação Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Representando as associações de pacientes, a Abrale se uniu a um grupo diversificado de 49 titulares e suplentes de entidades, colegiados e autoridades públicas para discutir a implementação da lei da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, que entrará em vigor a partir do dia 18 de junho (Lei 14.758/23).

Thais Mendes Souza, Analista de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale

Entre outras competências do CONSINCA está a proposição e, quando solicitado, pronunciar-se sobre a:

  • I – atualização da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer;
  • II – desenvolvimento de ações e serviços para a prevenção e controle do câncer das entidades públicas e privadas que integram o Sistema Único de Saúde – SUS, sugerindo medidas que entender necessárias;
  • III – projetos de incentivo, supervisão, controle e avaliação de ações de prevenção e controle do câncer; e
  • IV – pesquisas e estudos relativos à prevenção e controle do câncer e ao desenvolvimento e aprimoramento do SUS nessas áreas.

Pelo CONSINCA, serão criados Grupos de Trabalho (GTs) para avançar com os objetivos propostos e assessorar o Ministério da Saúde na atualização da política no Brasil. Além de quatro GTs focados na regulamentação, farão parte do escopo dos GTs as temáticas de prevenção, vigilância e promoção da saúde, navegação do paciente, acesso ao medicamento e tratamento sistêmico, cuidados paliativos e reabilitação.

A Oncologia Pediátrica também está contemplada entre as prioridades. Foi apresentada a proposta de um Grupo Assessor Técnico do Câncer Infantojuvenil, no qual a Abrale ficou honrada em integra-lo.

Próximos Passos

Nas próximas semanas, os membros do CONSINCA indicarão formalmente os grupos de trabalho de interesse à Secretaria-Executiva, para início das atividades. As reuniões ordinárias acontecerão trimestralmente, sendo a próxima reunião no dia 24 de maio.

Veja a lista completa de entidades que integram o novo Conselho ao lado da Abrale, conforme a PORTARIA GM/MS Nº 1.390, DE 28 DE SETEMBRO DE 2023. Acesse 

(da esquerda para a direita) Thais Mendes Souza, Dr. Rodrigo Pinheiro, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Dr. Gustavo Nader, da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Dr. Rodrigo Castilho, da Academia de Cuidados Paliativos, Dra. Anelisa Coutinho da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Dr. Fernando Maia, Coordenador-Geral da Política Nacional de Controle e Prevenção do Câncer e o Dr. Roberto Gil, Diretor-Geral do INCA.

 

Fonte: Políticas Públicas e Advocacy Abrale.

Back To Top