Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre como o governo deve lidar com o…
Acesso ao tratamento: Carfilzomibe é incorporado ao SUS
Nesta segunda-feira, 13 de novembro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia,Inovação e Complexo da Saúde, tornou público por meio da Portaria nº 65/2023, a decisão de incorporar, ao SUS, o medicamento Carfilzomibe, para tratamento de pacientes com mieloma múltiplo (MM) que não têm respondido aos tratamentos indicados ou sofrem com a recidiva da doença
O Carfilzomibe é um antineoplásico que tem atividade antiproliferativa e pró-apoptótica, induzindo a apoptose das células tumorais. O tratamento com o medicamento deve ser realizado em combinação com a dexametasona, sendo mais uma opção terapêutica para os pacientes com Mieloma Múltiplo.
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que acomete a medula óssea, afetando os plasmócitos, células que atuam combatendo o ataque de microrganismos nocivos ao organismo.
Resultados provenientes do uso do carfilzomibe demonstraram melhorias significativas. Durante a avaliação inicial desta tecnologia pela Conitec, foram ouvidos pacientes por meio da perspectiva do paciente, que destacaram o agravamento da situação quando ocorrem recaídas e as opções de tratamento disponíveis para o paciente acabam sendo limitadas.
A incorporação do Carfilzomibe ao SUS representa um ganho para o tratamento dos pacientes com mieloma múltiplo!