Consulta Pública pode definir acesso a novo tratamento para linfoma raro — participe até 28 de abril
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está com a Consulta Pública nº 154 aberta…
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) lançou a Consulta Pública nº 102/2024, avaliando a incorporação dos medicamentos rituximabe, dapsona e romiplostim ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de primeira linha em crianças e adolescentes com Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) refratária, crônica ou dependente de corticosteroide.
A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença autoimune adquirida que afeta a produção e função das plaquetas no sangue, levando a trombocitopenia (redução dos níveis de plaquetas) e inibição da atividade dos megacariócitos, células responsáveis pela produção dessas plaquetas. Os sintomas podem incluir manchas roxas na pele, sangramentos intensos e sangramentos nas mucosas como gengiva, narinas, trato urinário e digestivo.
Durante a 135ª Reunião Ordinária da Conitec, realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2024, o Comitê de Medicamentos recomendou inicialmente a incorporação do rituximabe e do romiplostim ao SUS. A dapsona não foi recomendada devido à ausência de evidências clínicas comparativas para a população pediátrica e à disponibilidade instável do medicamento no país.
A Consulta Pública está aberta até 07 de janeiro de 2025, e todos podem contribuir com opiniões, sugestões e críticas sobre a proposta. Esta é uma oportunidade de influenciar uma decisão importante para os pacientes com PTI no Brasil.
Sua participação pode fazer a diferença no futuro do tratamento da PTI para crianças e adolescentes no Brasil!