Em 11 de dezembro, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia…
Senado debate dia do paciente oncológico
Última atualização em 9 de novembro de 2023
No dia 24 de outubro, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, discutiu em Audiência Pública, o PL 2875/2023, que cria o dia do paciente oncológico. A audiência foi sugerida pela autor do projeto em parceria com o relator, para debater a necessidade de acolhimento do paciente.
O projeto de lei discutido, é de autoria do senador Romário (PL-RJ) e cria o Dia Nacional de Acolhimento ao Paciente Oncológico (PL 2875/2023), que deve ser celebrado em 3 de março. Pelo projeto, deverão ser desenvolvidas atividades voltadas à conscientização sobre o assunto. Também determina que o mês de março, no âmbito da campanha, seja identificado com o selo Março Laranja.
A Abrale, por meio da representação de Luana Lima, foi convidada para participar e falou sobre os diversos fatores que envolvem o paciente oncológico e o impacto social que as deficiências no sistema de saúde causam.
“A questão do Câncer não toca somente ao paciente, ela toca toda a comunidade e o seu entorno. Gostaria de perguntar aqui quem é que não conhece um amigo que teve um diagnóstico ou que está em tratamento ou que acabou perdendo um ente por conta do do câncer? Todos nós conhecemos né todos nós estamos de alguma forma sofrendo o impacto mas pouco temos debatido como sociedade.” Luana Lima
No dia 08/11, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto do senador Romário, encaminhando o texto para votação na câmara dos deputados.
Assista a audiência completa clicando aqui!