No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
ANVISA aprova novo medicamento para LMA
Este é um dos tipos mais agressivos de câncer, com poucas opções de tratamento para pacientes sem indicação para quimioterapia intensiva
O medicamento Venetoclax foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento de pacientes recém-diagnosticados com leucemia mieloide aguda (LMA), que não sejam elegíveis para quimioterapia intensiva.
A LMA é um dos tipos mais comuns de leucemia em adultos, na qual a medula óssea produz formas anormais e imaturas de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Se não tratada, sua progressão acontece rapidamente.
Muitos pacientes não têm indicação para realizar um tratamento intensivo, que exige medicamentos quimioterápicos em doses elevadas e causa períodos prolongados de imunossupressão. Esta limitação é ainda mais preocupante, porque a incidência da LMA aumenta com a idade, e muitos pacientes são idosos.
Venetoclax é o primeiro medicamento de uma nova classe, que seletivamente inibe a proteína BCL-2, responsável por impedir o processo natural de morte das células doentes. Ele é opção para os pacientes que não podem receber quimioterapia intensiva.
Fonte: Comunicação Abrale