Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Polonês vai doar medula óssea a empresário do interior de SP

SOROCABA – Depois de três meses de intensa procura, o empresário Thiago Marini Wilfer, de 34 anos, internado em Sorocaba, interior de São Paulo, com quadro de leucemia linfoide aguda, conseguiu um doador de medula óssea a 10,6 mil quilômetros de distância – um jovem de 26 anos, que mora próximo de Varsóvia, na Polônia. Exames mostraram que, apesar de a medula do europeu não ser 100% compatível com a do brasileiro, não há risco de rejeição. Em todo o mundo, não foi encontrado doador totalmente compatível com Wilfer.

 

1540774535752

Empresário Thiago Marini Wilfer, de 34 anos, está internado em Sorocaba, interior de São Paulo, com quadro de leucemia linfoide aguda Foto: Marina Wilfer/Arquivo Pessoal

De acordo o Ministério da Saúde, o cadastro de doadores de medula é universal, o que explica ter sido achado um doador compatível com Wilfer na Polônia. No Brasil, a chance de encontrar doador compatível é de uma para 100 mil, podendo chegar a uma em 1 milhão.

No caso do polonês, a compatibilidade é de 90%. O transplante estava previsto para outubro, mas sofrerá atraso porque, em razão da demora, a leucemia voltou a aparecer em exames recentes. Thiago foi internado em um hospital particular de Sorocaba e passou por sessões de quimioterapia, que zeraram o quadro leucêmico. “Estamos vivendo um dia por vez. Toda essa espera é angustiante, mas não perdemos a confiança. Se tudo correr bem, o transplante será realizado na primeira quinzena de novembro”, disse Wilfer.

Na página criada em uma rede social para a busca do doador, a mulher do empresário, Marina Wilfer, pediu orações para Thiago e para o “anjo polonês que vai salvar a sua vida”. A coleta da medula do doador vai acontecer assim que Thiago estiver pronto para o transplante. O material será enviado de avião para um hospital de São Paulo, onde a cirurgia será realizada. “Sabemos que o jovem polonês continua firme no propósito de doar um pouco de si para devolver todo nosso sonho de volta. Agora é só o Thiago melhorar”, disse Marina.

Há duas semanas, os médicos pediram um exame complementar sobre a compatibilidade da medula de Thiago com a do polonês. O resultado foi satisfatório. “Já tínhamos um resultado positivo e esse confirmou que os 10% de não compatibilidade não são problema”, disse o paciente. O transplante será realizado no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), na capital paulista, que é referência nesse tipo de tratamento.

O caso do empresário mobilizou as redes sociais. Casado e pai de três filhos pequenos, ele descobriu a leucemia em janeiro do ano passado, fez um tratamento intensivo e chegou a ser dado como curado. Em junho deste ano, exames mostraram que a doença tinha voltado. Em agosto, os médicos deram uma sobrevida de dois a três meses ao paciente, caso não realize o transplante. A mulher e os filhos de 11, 10 e até o de 3 anos passaram a procurar um doador pelas redes sociais.

A mobilização foi tão grande que esgotou rapidamente a cota mensal de 200 coletas de sangue para o exame de compatibilidade em Sorocaba. Familiares e amigos organizaram caravanas em ônibus para hospitais de Campinas e São Paulo. A família acredita que o movimento levou ao menos 5 mil pessoas a se tornarem doadoras de medula só no Estado de São Paulo. Em Guararapes, terra natal de Wilfer, centenas de pessoas foram fazer o exame em Araçatuba, obrigando o hemocentro a distribuir senhas.

E o número baixo de cotas para exames em Sorocaba motivou o Ministério Público a entrar com ação para obrigar o Estado a ampliar esse número, mas a Justiça entendeu que não havia ilegalidade. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a cota estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê 72,1 mil exames anuais em todo o Estado de São Paulo. Em Sorocaba, 28 mil pessoas já estão cadastradas como doadoras.

Ao todo, 4,6 milhões de brasileiros se cadastraram como doadores em 2018, superando o total de 2017, de 4,4 milhões, conforme dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Fonte: Site | Estadão

Back To Top