Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Queremos a incorporação do Ruxolitinibe para o tratamento da mielofibrose no SUS!

unnamed44

 

Abrale pressiona CONITEC por mais rapidez na decisão  

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, aconteceu a 85ª Reunião da Comissão Nacional de Avaliação de Novas Tecnologias (CONITEC) e entre as principais pautas deste encontro estava a incorporação do Ruxolitinibe para o tratamento, no SUS, de adultos com mielofibrose, incluindo estes subtipos da doença: primária, pós-policetemia vera ou pós-trombocitemia essencial.

A mielofibrose, patologia pertencente ao grupo das doenças mieloproliferativas, é um tipo de câncer do sangue desencadeado devido ao mal funcionamento das células-tronco. O problema surge quando estas células sofrem uma mutação, e formam uma fibrose (cicatriz) na medula óssea, prejudicando a produção das células sanguíneas, com maior prevalência entre pessoas acima de 50 anos de idade.

Os pacientes com mielofibrose serão beneficiados diretamente com a incorporação do Ruxolitinibe (inibidor do gene JAK2, mutação comum a este tipo de câncer), pois tal medicamento passaria a ser a principal indicação, uma vez que combate especificamente a mutação deste gene, e apresenta resultados positivos. Ele é eficaz na redução do tamanho do baço e no controle dos sintomas. Dados mais recentes já demonstraram que o medicamento também pode aumentar a sobrevida geral destes pacientes.

Atualmente, os tratamentos disponíveis são de caráter paliativo, não aumentando a sobrevida global. O transplante de células-tronco hematopoiéticas é o único tratamento que pode levar à cura da mielofibrose, contudo, é preciso que o paciente apresente certas condições clínicas para que seja submetido a tal procedimento.

Nós priorizamos o bem-estar, a possibilidade de uma sobrevida longa e, claro, a segurança destes pacientes. Somos a favor de novas tecnologias que possam garantir a eficiência e os bons resultados na luta contra o câncer. Por isso, fomentamos as necessidades dos pacientes quanto ao acesso a novos tratamentos, medicamentos com mais eficácia e menos efeitos colaterais, garantindo assim melhor qualidade de vida e, se possível, a cura.

Embora este medicamento tenha sido pauta somente na reunião deste mês de fevereiro, a Abrale já encaminha ofícios e faz reuniões desde julho de 2019, buscando o diálogo e recomendando à CONITEC que incorpore o Ruxolitinibe para o tratamento de mielofibrose. Acompanhe nossas redes sociais, porque em breve divulgaremos a Consulta Pública para a incorporação deste medicamento. Assim, pacientes, cuidadores, médicos e qualquer pessoa da sociedade poderão colaborar para a mudança que queremos na Saúde do Brasil.

 

Confira abaixo documentos importantes:

Pauta da Reunião CONITEC: http://bit.ly/2OOfHL9

Ofício enviado em julho de 2019: http://bit.ly/3861Ffk

Ofício enviado em fevereiro de 2020: http://bit.ly/2GXuf6K

Resposta da CONITEC ao ofício de fevereiro: http://bit.ly/3bhBTGO

  

Back To Top