Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

doencas do sangue

Data de criação: 12 Abril 2016 Last modified on 12 Abril 2016

Trombocitopenia Imune Primária - PTI

sintomas das plaquetas baixas

Antes de explicar a Trombocitopenia Imune Primária (PTI), é muito importante ter em mente o que compõe o sangue. E você já vai saber o porquê!

O sangue é composto por: glóbulos brancos, que têm a função de combater as infecções; glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do organismo; plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue e impedir hemorragias.

A PTI é uma doença do sangue causada pela baixa contagem das plaquetas – por isso sangramentos espontâneos e hematomas são bastante comuns aos pacientes. 

Isso acontece devido a uma deficiência na produção dessas células e, principalmente, por uma falha no sistema imunológico, que é a barreira composta por milhões de células que garantem a defesa do organismo contra as bactérias, vírus e outros micróbios. Ele passa a reconhecer as plaquetas como corpos estranhos e começa a atacá-las. Por este motivo, é classificada como uma doença autoimune.

A PTI pode ser aguda ou crônica. A aguda é mais comum em crianças e, muitas vezes, o próprio organismo reverte o quadro e recupera o número normal de plaquetas, sem necessitar de um tratamento específico.  Já a crônica afeta mais adultos, tem longa duração e pede tratamento específico.

Importante! A PTI não é um tipo de câncer, e também não é uma doença hereditária. Se você foi diagnosticado, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável por tratar a PTI é o hematologista.

Vídeos de doenças do sangue

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator