No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Novo medicamento é aprovado pela Anvisa para o tratamento da leucemia infantil
Blinatumomabe (Blincyto®) é utilizado para a LLA refratária ou recidivada
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a aprovação da Anvisa para o uso de Blinatumomabe, o Blincyto®, no tratamento de crianças e adolescentes com diagnóstico de leucemia linfoide aguda (LLA) refratária ou recidivada.
Essa aprovação representa um importante avanço na população de pacientes pediátricos, considerando que cerca de 60% dos casos de LLA acontecem em menor de 15 anos. De acordo como INCA, estima-se que sejam diagnosticados aproximadamente 3200 novos casos por ano da doença no Brasil.
A maior das crianças e adolescentes com LLA alcançam uma remissão completa durante a indução, porém aproximadamente 20% destes pacientes recai após algum tempo. A LLA é o câncer mais frequente em menores de 18 anos e também o que mais mata na faixa etária pediátrica.
Dados de estudos demonstraram que os pacientes pediátricos tratados com o novo medicamento como agente único atingiram não só a remissão completa da doença, como também Doença Residual Mínima negativa. Tais respostas proporcionam a possibilidade de realização de transplante alogênico de células tronco, que contribui muito para o aumento da sobrevida nesses pacientes.
Fonte: AMGEN