No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Novo medicamento para LLC é aprovado pela ANS
Venetoclax em combinação com o obinutuzumabe agora será coberto pelos planos de saúde
Conforme publicação no Diário Oficial da União, de 2 de maio de 2022, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) passou a incorporar como medicamento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados, a terapia oral venetoclax (VENCLEXTA®) em combinação com obinutuzumabe para o tratamento em primeira linha de pacientes com leucemia linfoide crônica (LLC) – um tipo de leucemia que acomete principalmente adultos com cerca de 65 anos.
A incorporação pela ANS é resultado de um processo de avaliação técnica que se iniciou em novembro de 2021 com submissão da indicação realizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular (ABHH), sendo a realização da consulta pública a última etapa, que apresentou parecer favorável à incorporação. A Abrale também fez parte de todo esse processo e ajudou na divulgação da consulta pública.
Aprovada pela ANVISA em 2019, a combinação de venetoclax com obinutuzumabe foi considerada como “Terapia Revolucionária” pela FDA (órgão norte-americano) nesse mesmo ano.
Venetoclax é o primeiro de uma nova classe de medicamentos (inibidores de BCL-2) que age para restaurar o processo natural de apoptose (morte) da célula leucêmica, conforme demonstrado pelos estudos que embasaram as aprovações regulatórias globais. A combinação com obinutuzumabe proporciona um tratamento de duração fixa de um ano, sem uso de quimioterapia, capaz de induzir taxas de respostas profundas e duradouras, e com potencial de cura funcional.
Fonte: Comunicação Abrale e Abbvie