Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Conheça os finalistas do Merula Steagall Awards

Projetos trazem soluções para os desafios enfrentados pelos pacientes oncológicos, no Brasil

O Merula Steagall Awards, criado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), tem o objetivo de homenagear o legado de Merula Steagall, idealizadora de ambas as iniciativas, e reconhecer projetos que transformam o cuidado oncológico no país.

Nesta primeira edição do prêmio, serão reconhecidos três projetos inovadores da Oncologia brasileira e anunciado um grande vencedor.
Os interessados tiveram entre 25 de junho e 31 de julho para submeter seus projetos em uma das seguintes categorias:

  • Cuidado ao Paciente, na qual podiam ser inscritas ações de assistência e apoio ao paciente oncológico, com foco em facilitar a jornada de cuidado e promover melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida, principalmente de pacientes sem acesso à saúde suplementar.
  • Educação e Informação, que envolve projetos voltados para educação e informação na área oncológica. Os projetos podem ser focados em educação e informação de profissionais da saúde, pacientes, familiares, cuidadores ou população em geral.
  • Políticas Públicas e Advocacy, relacionado a iniciativas com foco na melhoria de leis, políticas públicas de saúde e processos de governo que beneficiem pacientes oncológicos.

Foram mais de 70 projetos inscritos e avaliados pela comissão julgadora formada pelos especialistas Dr. Luiz Santini – Médico, cirurgião de tórax e professor da Universidade Federal Fluminense. Foi Diretor-Geral do INCA; Dr. José Marques – Hematologista, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH); Dra. Marisa Madi – Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; Dra. Catherine Moura – Médica Sanitarista, CEO da Abrale e líder do Movimento TJCC; e Fábio Fedozzi – Diretor Executivo da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Destes, foram escolhidos seis projetos finalistas, sendo dois por categoria. São eles:

  • Categoria Cuidado ao Paciente

Instituto Protea

Nome do projeto – CuidaMama

Consiste em um sistema digital que auxilia pacientes na navegação e monitoramento de suas jornadas de cuidado oncológico, com o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce e apoiar ao longo do tratamento.

Instituto Mais Identidade

Nome do projeto – Reabilitação de deformidades por meio de próteses faciais digitalmente produzidas.

Focado na reabilitação de pacientes com deformidades faciais por meio de próteses, buscando reduzir o impacto da perda da visão. O objetivo é promover a reabilitação estética, a reintegração social e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

  •  Categoria Educação e Informação

Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)

Nome do projeto – Dona Ciência

São utilizados gibis e vídeos educativos, gratuitos para explicar assuntos relacionados à Oncologia e saúde pública, como câncer, transplante de medula e genética, às crianças e adolescentes. O objetivo é promover a popularização da ciência no Brasil, destacar eventos recentes no mundo e dar luz à inclusão, diversidade, saúde e qualidade de vida.

Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC)

Nome do projeto: Estrela Guia

Voltado para a qualificação das equipes Rede de Saúde do Estado de Sergipe, com a finalidade de garantir a detecção precoce do câncer infantojuvenil, contribuindo para a redução do tempo de espera entre o diagnóstico e o tratamento.

  •  Categoria Políticas Públicas e Advocacy

Fundação Pio XII

Nome do projeto – Hospital do Amor

Com foco na sustentabilidade financeira do Hospital do Amor, o projeto destaca a importância das relações institucionais e governamentais para captar recursos por meio de emendas parlamentares, como a Lei de Orçamento Anual (LOA). O objetivo é obter recursos que serão destinados à melhoria da infraestrutura hospitalar e aquisição de equipamentos médicos.

Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG)

Nome do projeto – Diretrizes para Atenção à Saúde da Pessoa Traqueostomizada e/ou Laringectomizada

Por meio de parceria com a Secretaria da Saúde de Santa Catarina, foram implementadas diretrizes de atenção integral para assegurar tratamento adequado para casos de traqueostomia e laringectomia total. O projeto se tornou um modelo para outras secretarias estaduais de saúde e para o Ministério da Saúde no desenvolvimento do Protocolo Nacional de Assistência para pacientes com este tipo de câncer.

SOBRE A PREMIAÇÃO

A cerimônia do Merula Steagall Awards acontecerá no dia 19 de setembro, durante o encerramento do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. Além de homenagear os ganhadores de cada categoria, o grande destaque será a entrega dos R$10.000,00 ao vencedor do projeto escolhido entre todas as categorias.

As associações responsáveis pelos projetos homenageados também ganharão espaço para organização de conteúdo no próximo Congresso TJCC.

O prêmio tem o apoio da Gliead Kite e Astrazeneca, e também da Anholeto empresa de premiações, responsável pelos troféus que serão entregues aos vencedores.

Fonte: Comunicação Todos Juntos Contra o Câncer

Back To Top