Você está na sessão de Leucemia Linfoide Aguda, para ver sobre outras Leucemias CLIQUE AQUI
EXISTEM FATORES DE RISCO? E O QUE CAUSA LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA?
Na maioria dos casos, não está claro o que causa as alterações genéticas que levam à LLA. Os pesquisadores estão tentando entender por que essas mudanças ocorrem e como essas mudanças se desenvolvem na LLA.
Nem todos os pacientes com LLA têm as mesmas mutações genéticas e algumas alterações são mais comuns do que outras. Geralmente, as mutações do DNA (ácido desoxirribonucleico) associadas à LLA ocorrem durante a vida de uma pessoa, em vez de serem herdadas de um dos pais.
Existem alguns fatores de risco conhecidos para LLA. Um “fator de risco” é qualquer coisa que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver uma doença. Ter um fator de risco, no entanto, não significa que uma pessoa desenvolva a doença. A LLA não é contagiosa.
Embora a causa seja desconhecida, vários fatores estão associados a um aumento do risco de desenvolver a LLA, inclusive:
- Exposição à quimioterapia e radioterapia: pessoas que tiveram certos tipos de quimioterapia e radioterapia podem ter um risco aumentado de desenvolver LLA
- Distúrbios genéticos: Algumas doenças genéticas, particularmente a Síndrome de Down. Embora raras, outras condições genéticas foram categorizadas como fatores de risco para LLA. Estas incluem neurofibromatose, Síndrome de Klinefelter, anemia de Fanconi, Síndrome de Shwachman-Diamond,
Síndrome de Bloom e Ataxia Telangiectasia
- Idade: Crianças, adolescentes ou adultos com mais de 70 anos correm maior risco de desenvolver LLA
- Gênero: Os homens são mais propensos a desenvolver a LLA do que as mulheres
- Raça/Etnia: Nos Estados Unidos, a LLA é mais comum em hispânicos e brancos