Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Aberta Consulta Pública: Bosutinibe

Encontra-se aberta nova consulta pública pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para avaliação da incorporação de novo medicamento para LMC.

A Consulta Pública nº 127 tem o objetivo de receber contribuições para a revisão da lista de coberturas dos planos de saúde, uma das tecnologias que serão avaliadas é o Bosutinibe para tratamento de segunda linha de pacientes com leucemia mieloide crônica com cromossomo Philadelphia positivo na fase crônica, fase acelerada ou fase blástica, com resistência ou intolerância a pelo menos uma terapia prévia, incluindo imatinibe.

No dia 20 de março de 2024,  foi realizada a 27ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar – COSAÚDE, foi realizada a discussão sobre a proposta de atualização do Rol para o Bosutinibe para o tratamento, em segunda linha, de pacientes adultos com leucemia mieloide crônica (LMC) com cromossomo Philadelphia positivo (LMC Ph+) na fase crônica (FC), fase acelerada (FA) ou fase blástica (FB) com resistência ou intolerância à terapia anterior, incluindo imatinibe, onde a recomendação inicial da ANS foi desfavorável à incorporação do medicamento

Foi realizada apresentação do rol pelo seu proponente, seguida da apresentação de contrapontos por representantes da Unimed do Brasil e do Relatório de Análise Crítica pela ANS. Dentre as manifestações favoráveis à incorporação, por membros integrantes da COSAÙDE, estão: Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Assosciação Brasilia de Talassemia (Abrasta), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outros.

Motivação para a recomendação preliminar: 

A evidência atualmente disponível sobre eficácia e segurança do bosutinibe é baseada em uma revisão sistemática com MAIC e dois ensaios clínicos de braço único, com certeza da evidência para os desfechos variando de baixa a muito baixa. Para o desfecho de sobrevida livre de progressão na fase crônica, o resultado favoreceu o tratamento com bosutinibe, com diferenças significativas em relação ao dasatinibe e ao nilotinibe, apresentando um HR de 0,63 (IC95%: 0,44-0,90) e HR de 0,54 (IC95%: 0,38-0,76), respectivamente – qualidade da evidência muito baixa. Contudo, não houve diferenças significativas para os desfechos de sobrevida global e resposta citogenética maior na fase crônica – qualidade da evidência muito baixa. Também não foram encontradas evidências comparando tais inibidores de tirosina-quinase na fase acelerada e fase blástica. Não foram avaliados os desfechos de resposta molecular maior, resposta citogenética completa, qualidade de vida relacionada à saúde e eventos adversos na fase crônica. (ANS sobre o medicamento Bosutinibe)

COMO POSSO PARTICIPAR?

Ao participar da Consulta Pública, você pode indicar se concorda ou discorda do parecer inicial da ANS e ajudar a melhorar o acesso ao tratamento oncológico aos pacientes atendidos na saúde suplementar, confira o passo a passo:

1.Acesse as Consultas Públicas pelo link
2.Abaixo da página, clieque em : Contribua para a Consulta Pública, clique no link abaixo;
3-Selecione a UAT- 123, Bosutinibe, e preencha os campos com a sua opinião e justificativa. Se você acredita que deva ser incorporado na ANS, indique que: “É CONTRÁRIO A RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR”.
4.Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3 ou 4;

Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar”. Pronto, a sua contribuição foi enviada!

Antes de enviar a sua contribuição, consulte os relatórios de avaliação da tecnologia pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE).

Back To Top