Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Avaliação de novos medicamentos no SUS!

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) lançou três Consultas Públicas visando a inclusão de novos tratamentos no SUS. A CP nº 11 avaliará o medicamento Ibrutinibe, destinado ao tratamento da leucemia linfocítica crônica (LLC) em pacientes que já receberam ao menos uma forma anterior de tratamento.

Além da CP nº 11, as Consultas Públicas nº 15 e 16 também estão abertas, direcionadas à avaliação da incorporação de novos medicamentos para o tratamento do linfoma folicular:

CP nº 15: Rituximabe em monoterapia para pacientes com linfoma folicular assintomático, independentemente do estágio inicial.

CP nº 16: Lenalidomida em combinação com rituximabe para pacientes com linfoma folicular previamente tratados.

O prazo para contribuições para todas as consultas é até o dia 29 de abril.

Este processo é de vital importância para a sociedade, pois impacta diretamente a qualidade de vida dos pacientes que dependem do sistema público de saúde. A participação da comunidade é essencial para garantir uma decisão informada e justa.

O que é uma Consulta Pública?

É um mecanismo de participação social, de caráter consultivo, realizado com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto. A Consulta Pública incentiva a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas. Fonte: Ministério da Saúde

Para participar, siga os passos abaixo:

1) Efetue cadastro/login no site GOV.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta

2) Aguarde a confirmação de acesso e/ou cadastro de dados efetuado com sucesso.

3) Permaneça logado no site GOV.BR e acesse o site da Conitec – Clique aqui para acessar.

4) Encontre o número da consulta pública que deseja contribuir e selecione o formulário para preencher, existem dois tipos:

Formulário experiência ou opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros.
Formulário técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada.

5) Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler ou consultar a proposta da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, ela fornece informações sobre a patologia e ajuda a compreender o que embasou a recomendação preliminar.

6) Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião”

7) Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página. Também ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.

Junte-se a nós para fazer a diferença na vida dos pacientes que dependem do SUS para acesso ao tratamento. Sua participação é fundamental!

Back To Top