Consulta Pública pode definir acesso a novo tratamento para linfoma raro — participe até 28 de abril
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está com a Consulta Pública nº 154 aberta…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar, responsável pelos planos de saúde do Brasil, quer ouvir a opinião da sociedade para atualizar a lista de procedimentos que os planos são obrigados a cobrir aos usuários. Entre as tecnologias avaliadas está a indicação do medicamento Zanubrutinibe para tratamento de adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) ou linfoma linfocítico células pequenas (LLCP).
O prazo para participação na consulta pública nº 139 será até o dia 30/10/24. Por isso, se você teve experiência prévia com o medicamento, seja cuidador, familiar, amigo de paciente ou profissional da saúde, não deixe de enviar a sua contribuição à ANS!
A ANS emitiu recomendação inicial favorável à incorporação do Zanubrutinibe para as duas indicações abaixo:
COMO POSSO PARTICIPAR?
Ao participar da Consulta Pública, você pode indicar se concorda ou discorda do parecer inicial da ANS e ajudar a melhorar o acesso ao tratamento oncológico aos pacientes atendidos na saúde suplementar, confira o passo a passo:
1.Acesse as Consultas Públicas, clique aqui
2.Abaixo da página, clique no link: Contribua para a Consulta Pública.
3.Selecione a UAT – 139 ou UAT 140 e preencha os campos com a sua opinião e justificativa. Se você acredita que deva ser incorporado na ANS, indique que: “É A FAVOR DA RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR”.
4.Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3 ou 4;
Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar”. Pronto, a sua contribuição foi enviada!
Antes de enviar a sua contribuição, consulte os relatórios de avaliação da tecnologia pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE).
Após debate na 33ª reunião técnica da COSAÙDE sobre o Zanubrutinibe, os membros da Diretoria Colegiada da ANS presentes na 10ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 8 de outubro de 2024, deliberaram que o tema fosse submetido à consulta pública com recomendação preliminar favorável à incorporação do medicamento para as duas indicações de uso aos pacientes de LLC e LLCP.
A justificativa da ANS para o parecer favorável considera estudos que comparam os resultados do Zanubrutinibe com outras opções terapêuticas disponíveis e já incorporadas. A relação entre os benefícios clínicos apresentados e o menor custo mensal do tratamento em relação a outras combinações de terapias, somam às razões da Agência para a posição favorável à incorporação.