Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

anemia aplasica

Data de criação: 17 Dezembro 2018

Diagnóstico

Consultoria Dra. Érika Midori

Com o surgimento dos sintomas é importante que o paciente procure por um hematologista, médico responsável por tratar a anemia aplásica.

O primeiro passo que será dado pelo especialista é um levantamento do histórico clínico detalhado, para tentar entender o que vem causando os problemas de saúde.

O médico também irá pedir um hemograma (exame de sangue completo), para uma análise das células sanguíneas. Ao perceber as alterações celulares, será necessário realizar uma biópsia da medula óssea (com uma agulha é retirado um pedacinho do osso da bacia), ou um mielograma (com uma agulha, o médico aspira um pouco de sangue da medula óssea).

Tanto o material coletado para a biópsia da medula óssea, quanto para o mielograma, serão analisados em laboratório. Para se chegar ao diagnóstico de anemia aplásica, serão necessárias as análises:

Citometria de fluxo – com este exame, as proteínas das células são “rotuladas” com corantes e submetidas a um laser. Assim, será possível entender quais as células doentes.

FISH (Hibridização Fluorescente In Situ) – este exame dirige uma luz colorida para algumas partes específicas dos cromossomos ou genes, possibilitando que o especialista observe anomalias celulares.

 

 

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02