Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Você está na sessão de Leucemia Linfoide Aguda, para ver sobre outras Leucemias CLIQUE AQUI

Última atualização em 18 de junho de 2020

EXISTEM FATORES DE RISCO? E O QUE CAUSA LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA?

Na maioria dos casos, não está claro o que causa as alterações genéticas que levam à LLA. Os pesquisadores estão tentando entender por que essas mudanças ocorrem e como essas mudanças se desenvolvem na LLA.

Nem todos os pacientes com LLA têm as mesmas mutações genéticas e algumas alterações são mais comuns do que outras. Geralmente, as mutações do DNA (ácido desoxirribonucleico) associadas à LLA ocorrem durante a vida de uma pessoa, em vez de serem herdadas de um dos pais.

Existem alguns fatores de risco conhecidos para LLA. Um “fator de risco” é qualquer coisa que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver uma doença. Ter um fator de risco, no entanto, não significa que uma pessoa desenvolva a doença. A LLA não é contagiosa.


Embora a causa seja desconhecida, vários fatores estão associados a um aumento do risco de desenvolver a LLA, inclusive:

  • Exposição à quimioterapia e radioterapia: pessoas que tiveram certos tipos de quimioterapia e radioterapia podem ter um risco aumentado de desenvolver LLA
  • Distúrbios genéticos: Algumas doenças genéticas, particularmente a Síndrome de Down. Embora raras, outras condições genéticas foram categorizadas como fatores de risco para LLA. Estas incluem neurofibromatose, Síndrome de Klinefelter, anemia de Fanconi, Síndrome de Shwachman-Diamond,

Síndrome de Bloom e Ataxia Telangiectasia

  • Idade: Crianças, adolescentes ou adultos com mais de 70 anos correm maior risco de desenvolver LLA
  • Gênero: Os homens são mais propensos a desenvolver a LLA do que as mulheres
  • Raça/Etnia: Nos Estados Unidos, a LLA é mais comum em hispânicos e brancos
Back To Top