Você está na sessão de Linfoma de Manto, para ver sobre outros Linfomas CLIQUE AQUI
O Linfoma do Manto é um subtipo raro de linfoma não-Hodgkin de células B, e que na maioria das vezes pode ser do tipo indolente, o que corresponde a cerca de 4% a 8% do total de casos, porém de modo geral, costuma apresenta-se em estádios avançados (III-IV).
O Linfoma de células do manto tem um predomínio no sexo masculino e a expressão da ciclina D1 está presente na maioria dos casos (90%). A ciclina D1 forma uma ligação com o complexo CDK, que por sua vez, leva à progressão do tumor. A maior faixa de idade para o aparecimento do Linfoma de células do manto é entre 60-65 anos.
O LINFOMA DO MANTO TEM ORIGEM EM UMA MUTAÇÃO
O Linfoma Do Manto é proveniente de uma mutação do IGHV SOX-11 das células B, o que ocorre é que isso desenvolve uma forma leucêmica não nodal (sem nódulos), o que compromete o sangue periférico e, geralmente, é de curso indolente (lento). Porém, quando existe expressão de TP53, o comportamento torna-se agressivo, e necessita-se de tratamento imediato. Portanto, existem dois tipos de comportamentos: um indolente, que é de crescimento lento, e outro agressivo, que apresenta crescimento rápido.
Em geologia, manto significa a camada da estrutura da Terra. Essa camada fica diretamente abaixo da crosta, prolongando-se em profundidade até o limite exterior do núcleo terrestre. Então, o linfoma do manto é chamado assim, porque as células tumorais se originam na “zona do manto”, do nódulo linfático.