A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) projeto de lei que detalha procedimentos de…
ANS inclui Ponatinibe no Rol; remédio foi aprovado pela Conitec
Ponatinibe é indicado para resgate de pacientes com leucemia mieloide crônica. Cobertura se dava somente durante internação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão de tratamento oncológico avaliado positivamente pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A decisão foi anunciada na 619ª Reunião de Diretoria Colegiada da agência, realizada na manhã desta segunda-feira (10/3).
A ANS foi favorável à incorporação do Ponatinibe para tratamento de resgate de pacientes com leucemia mieloide crônica. A droga já estava disponível na saúde suplementar, porém, apenas durante a internação hospitalar. A agência foi favorável à extensão de uso para tratamento ambulatorial e domiciliar.
Também foi aprovada uma alteração no protocolo do medicamento Beta-agalsidase, usado para pacientes com doença de Fabry, estendendo a cobertura para crianças a partir de sete anos de idade.
No mesmo encontro, foram avaliadas outras seis tecnologias analisadas pela Conitec, no período de 25/12/2024 a 11/02/2025, mas todas as terapias já estão inclusas no Rol, sem necessidade de alterações:
- Betadinutuximabe para o tratamento do neuroblastoma de alto risco na fase de manutenção.
- Benralizumabe para tratamento de asma grave em adultos.
- Dupilumabe para asma grave.
- Omalizumabe, asma alérgica grave, também já coberto.
- Ixequizumabe, para tratar pacientes adultos com artrite psoriásica ativa.
- Alfagasidade para doença de Fabry.
Fonte: JOTA.