Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 11 de julho de 2025

O que é o Comitê de Pacientes da Abrale?

Desde 2018, o Comitê de Pacientes da Abrale se define como um grupo de “multiplicadores do bem“. Formado por pacientes ativistas que representam as patologias que a abrale atende. O Comitê tem como missão acolher e apoiar pessoas em tratamento de câncer e doenças do sangue em todo o país.
Além disso, seus integrantes disseminam informações em diferentes canais, ajudando a empoderar outros pacientes sobre seus direitos e tratamentos, promovendo conhecimento e engajamento.

logo-comite-de-pacientes

Objetivos do Comitê de Pacientes da Abrale

Promover a escuta ativa e participativa dos pacientes com câncer, fortalecendo o cuidado centrado na pessoa.

Objetivos específicos:

Realizar encontros periódicos entre os membros do Comitê para discutir temas relevantes às pessoas com câncer no sangue e outras doenças hematológicas.

Promover a conscientização e a educação sobre doenças onco-hematológicas.

Acolher pacientes e, sempre que possível, prestar um primeiro atendimento, encaminhando-os à Abrale.

Saiba como participar do Comitê de Pacientes da Abrale

Para integrar o Comitê de Pacientes da Abrale, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ser paciente com câncer hematológico ou outra doença do sangue atendida pela Abrale.
  • Assinar o termo de voluntariado e concordar com o regulamento do Comitê.
  • Ter disponibilidade e interesse em participar de reuniões periódicas e das atividades promovidas pelo grupo.
Faça parte do comitê

Conheça os membros e subgrupos do Comitê

Gerente do Projeto

Raquel Pires

@psico_raquelpires

Psicóloga, faço parte da Abrale deste 2019 atuo no apoio direto ao paciente e familiares. Tenho como propósito oferecer orientação qualificada e acolhimento humanizado, pois acredito profundamente na força da escuta, empatia e da informação.

Coordenadora do Projeto

AnaTunussi

@anagiltunussi

Tenho 34 anos, enfermeira pediátrica, oncológica e paliativista. Diagnosticada com Linfoma não Hodgkin de grandes células B, realizei transplante de medula autólogo em 2023, terapia celular Car-T Cell em 2024, atuo no comitê no presente momento como coordenadora voluntária.

GRUPO DA LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA:

Duda Dornela

@valorizaravida

Duda Dornela, 34 anos, é publicitária, ativista e fundadora do projeto Valorizar a Vida. Após enfrentar a Leucemia Mieloide Crônica e um transplante de medula, transformou sua dor em propósito. Hoje, apoio pacientes oncológicos com empatia e esperança.

Lena

@lenanogueira13

Tenho 56 anos, paciente LMC, faço uso medicação Nilotinibe, amo ficar com a minha família e na minha casa. Minha comida predileta são frutos do mar. Sou do lar. Adoro ajudar as pessoas, por isso sou voluntária nesse lindo comitê de pacientes.

Vanessa Henrique de Oliveira Melo

@vanessamelo1976

Vanessa Henrique de Oliveira Melo, nasci em 1976, formada em Letras e Serviço Social, trato Leucemia Mieloide Crônica desde 2004 e estou voluntária da ABRALE pelo Comitê de Pacientes..

Fátima

Fátima

@faficosta11

Casada, 3 filhos, 5 netos. Aposentada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, terminei a graduação em Psicopedagogia em Setembro 2024. Diagnóstico de LMC há 16 anos. Sou católica praticante, vou à missa diariamente. Minha maior riqueza é a minha família.

Luly Laurindo

@lulylaurindo

Sou filha de pernambucanos, casada, mãe de 5 filhos e avó de 2 netos, formada em turismo e cursando pedagogia, amo viajar com minha família e brincar com minhas filhas. O voluntariado é algo que me motiva sempre a ser melhor.

GRUPO DA LEUCEMIA LINFOIDE CRÔNICA:

Natália Fersi

@natalia_fersi

Natália Fersi, 49 anos, personal Trainer. Mãe da Isabela e da Fernanda, avó da Maya e mãe do Johnny, meu doguinho. Diagnosticada com Linfoma Linfocítico Crônico (LLC) com prognóstico desfavorável por mutação em TP53. Faço tratamento de uso contínuo com terapia alvo.

GRUPO DAS LEUCEMIAS AGUDAS:

André Torres

@cacadoresdemedula

Ex paciente de Leucemia aguda, realizei transplante de medula (2019), fundador dos caçadores de medula, palestrante e membro do comitê de pacientes da Abrale.

Isabel

@isabel.assis

Tenho 31 anos, engenheira civil, diagnosticada Leucemia Bifenotipica Aguda, realizei transplante de medula alogênico, atuo no comitê de pacientes da Abrale.

Vanessa Mattos

@avanessamattos

Sou Nutricionista Pós graduanda em Oncologia. Faço parte da equipe de apoio ao paciente no Comitê de Pacientes da Abrale.

GRUPO DE LINFOMAS:

Amanda Oliveira

@amandaoliveira.of

Tenho 34 anos, contadora, diagnosticada com Linfoma não Hodgkin de grandes células B.
Realizei transplante de medula autólogo e alogênico. Atuo no comitê de pacientes como voluntária.

AnaTunussi

@anagiltunussi

Tenho 34 anos, enfermeira pediátrica, oncológica e paliativista. Diagnosticada com Linfoma não Hodgkin de grandes células B, realizei transplante de medula autólogo em 2023, terapia celular Car-T Cell em 2024, atuo no comitê no presente momento como coordenadora voluntária.

Cíntia Gabrieli

@cintiagabrieli_

Tenho 20 anos, sou estudante e vestibulanda de psicologia. Diagnosticada com Linfoma de Hodgkin rico em linfócitos (LHR), estágio IV. Sou integrante da equipe de marketing do Comitê de Pacientes.

Glauco Lima

@glauco.guerreiro

Engenheiro Florestal de Formação, Mestre em Logística e Transporte Florestal. Sou ex-paciente de Linfoma, um dos primeiros pacientes no Brasil a usar imunoterapia.

Maria Paula

@mapaulars

Tenho 22 anos, sou paciente de Linfoma de Hodgkin em remissão. Sou ativa na causa nas redes sociais e sou membro do comitê de pacientes da Abrale.

Thiago Cavalcanti

@_thiago_cavalcanti

Advogado especialista em Direito Médico e da Saúde. Sou paciente de Linfoma de Hodgkin e realizei um transplante autólogo de medula óssea, membro do Comitê de Pacientes da Abrale.

GRUPO DO MIELOMA MÚLTIPLO:

Márcia Vaz

@marcia.vaz3

Carioca, Enfermeira, representante do Mieloma Múltiplo no Comitê de Pacientes da Abrale desde 2022. O Acolhimento á pacientes é essência na minha existência. Pessoal e Profissional. Sou grata por esse privilégio.

Juliana Abadia

@juliana_granjeiro

42 anos, Zootecnista, sem filhos, católica, diagnosticada com Mieloma Múltiplo em 2023. Realizei transplante de medula autólogo em janeiro de 2024. Hoje em remissão, sou voluntária do comitê de pacientes.

GRUPO DA SÍNDROME MIELODISPLÁSICA:

Sandra Mabel

@sandra.mabel.33

Mestre em Educação em Ciências, Professora. Membro do Comitê de Pacientes da Abrale. Voluntária da ONG Enaultinho Rocha. Diagnosticada com síndrome mielodisplásica em 2021. Aguardando doador de medula óssea.

GRUPO DA ANEMIA APLÁSICA:

Seiji Mateus Gonçalves

@seijimateuss

Tenho 28 anos, acadêmico graduando em ciência farmacêutica, diagnosticado com Anemia Aplástica Severa, realizei transplante de medula alogênico, atuo no comitê de pacientes como voluntário.

Rodolfo Abreu

@rodolfo_abreu_silva

41 anos, paciente da Anemia Aplástica Severa (Aplasia de Medula ) – Advogado/Consultor em Licitações e membro do Comitê de Pacientes da Abrale.

GRUPO DA PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA:

Tayanne Martins

@taymartins

Tenho 36 anos, sou advogada tributarista, diagnosticada com PTI há 19 anos, esplenectomizada e com a doença estável, atuo no comitê de paciêntes e comitê jurídico da Abrale.

GRUPO DE HEMOGLOBINÚRIA PAROXÍSTICA NOTURNA:

Regina

@regina_furuta

Tenho 49 anos, sou Engenheira de Alimentos, paciente de HPN – Hemoglobinúria Paroxística Noturna, gosto de praticar atividade física, amo correr e pedalar, amo café, alimentação saudável e não como açúcar.

Para acompanhar de perto as atividades deste Comitê, siga-nos nas redes sociais:

Back To Top