Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

leucemia

Data de criação: 07 Abril 2016

Diagnóstico - LPA

Consultoria – Dr. Guilherme Perini

O primeiro exame a ser pedido é o hemograma completo (exame de sangue). Ele será responsável por apresentar as alterações nas células (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).

O mielograma (com uma agulha, é coletada uma pequena quantidade de sangue da medula), ou a biópsia da medula (retirada de um fragmento da medula óssea), irão mostrar as características dos glóbulos brancos. Neste momento, já é possível identificar se o paciente está ou não com leucemia.

O exame de imunofenotipagem descobrirá o subtipo leucemia mieloide aguda, e o cariótipo (citogenética) servirá para o acompanhamento da doença.

O uso de anticorpos monoclonais (proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Eles reconhecem um alvo específico, o antígeno, presente nas células estranhas ao organismo) reforça o diagnóstico de alguns casos, e permite a identificação da LPA em específico.

Além disso, o médico pode pedir testes de coagulação, já que os pacientes têm maior risco de hemorragia. 

**Todos estes exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Se você estiver enfrentando algum problema, saiba que a Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico.

Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro! 

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator