Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

doencas do sangue

Data de criação: 12 Abril 2016 Last modified on 12 Abril 2016

Tratamento - PTI

A PTI aguda não costuma precisar de tratamento e é possível ter uma remissão espontânea.

Já a fase crônica pode exigir cuidados mais específicos. O mais importante é manter a contagem de plaquetas em um nível seguro, mesmo que não chegue ao normal, com o objetivo de eliminar as hemorragias.

Para isso são utilizados medicamentos, como os corticoides e a imunoglobulina. Já as terapias conhecidas como agonistas estimulam a produção das plaquetas.

Como grande parte da destruição das plaquetas ocorre no baço, em algumas situações a remoção cirúrgica desse órgão (esplenectomia) também pode ser indicada.

 

Os principais medicamentos utilizados para o tratamento da PTI são:

Crianças e adolescentes

Prednisona

Dexametasona

Metilprednisolona

Imunoglobulina humana intravenosa

Azatioprina

 

Adultos

Prednisona

Dexametasona

Metilprednisolona

Imunoglobulina humana intravenosa

Azatioprina

Ciclofosfamida

Danazol

Vincristina

Agonistas do R-TPO

Eltrombopague Olamina

Romiplostin

 

Os efeitos colaterais vão depender do medicamento escolhido e da reação de cada organismo. Dentre os principais estão aumento de peso, alteração de humor, úlcera gástrica, náuseas, perda de cabelo e catarata.  

Todos os medicamentos listados são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas nem todos têm distribuição gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

 

Acompanhamento médico

O tratamento para a PTI possibilita bons resultados para o paciente, mas por ser uma doença crônica (em alguns casos), é muito importante realizar a chamada manutenção. O médico precisa ficar a par de todos os acontecimentos, para caso precise mudar a terapia, o faça rapidamente.

Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.

 

Vídeos de doenças do sangue

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator