Você está na sessão de Leucemia Linfoide Crônica, para ver sobre outras Leucemias CLIQUE AQUI
COMO É FEITO O ESTADIAMENTO DA LEUCEMIA LINFOIDE CRÔNICA?
Estadiar o paciente significa saber a extensão da doença. Assim, utilizam-se dois critérios: RAI e BINET.
Sistema Rai
Usado com frequência nos Estados Unidos, está baseado na alta quantidade de linfócitos no sangue e na medula óssea. Com base nos resultados dos exames de sangue e medula, ele divide a LLC em 5 estágios:
Estágio Rai O (baixo risco)
Os linfonodos, baço ou fígado não estão aumentados e os glóbulos vermelhos e plaquetas normais.
Estágio Rai I (risco intermediário)
O paciente apresenta alta quantidade de linfócitos no sangue e/ou medula óssea, além de linfonodos (gânglios) aumentados, mas o baço e o fígado não. As outras células estão normais.
Estágio Rai II (risco intermediário)
O paciente apresenta alta quantidade de linfócitos no sangue e/ou medula óssea, aumento do baço (e, possivelmente, aumento do fígado), com ou sem aumento dos linfonodos. Glóbulos vermelhos e plaquetas normais.
Estágio Rai III (alto risco)
Além da alta quantidade de linfócitos, o paciente apresenta anemia, com ou sem aumento dos linfonodos (gânglios), baço ou fígado. As plaquetas estão normais.
Estágio Rai IV (alto risco)
Alta quantidade de linfócitos no sangue e/ou na medula óssea, o paciente apresenta trombocitopenia (baixo número de plaquetas), com ou sem anemia, além de aumento do tamanho dos linfonodos do baço ou fígado.
Sistema Binet
Usado em países europeus, neste sistema a LLC é classificada pelo número de grupos de tecidos linfoide afetados (linfonodos cervicais, inguinais, na axila, baço e fígado) e também pela presença de anemia ou trombocitopenia (baixa de plaquetas). São três os estadiamentos:
Estágio Binet A – Menos de três áreas de tecidos linfoide aumentados, sem anemia ou trombocitopenia.
Estágio Binet B – Três ou mais áreas de tecido linfoide aumentados, sem anemia ou trombocitopenia.
Estágio Binet C – Anemia e/ou trombocitopenia presentes.