Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

ANVISA aprova novo medicamento para LLC e LLPC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou recentemente a aprovação regulatória do medicamento Brukinsa para dois cenários cruciais no tratamento de doenças hematológicas: 1L (Pacientes “Treatment Naive”) e 2L (RR – Recaídos e Refratários). Esta determinação, anunciada após uma análise detalhada que teve início em 5 de Maio de 2023, é um marco significativo no avanço do tratamento da Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) e do Linfoma Linfocítico de Pequenas Células (LLPC).

O que são os cenários 1L e 2L?

No contexto do tratamento oncológico, “1L” refere-se aos pacientes que estão recebendo tratamento pela primeira vez, ou seja, são “Treatment Naive”, enquanto “2L” se refere a pacientes que experimentaram recaída da doença após tratamento inicial ou que são refratários, ou seja, não responderam adequadamente às terapias padrão. O Brukinsa agora tem aprovação para ambos os cenários, proporcionando opções terapêuticas mais amplas e eficazes para esses grupos de pacientes.

Agora o medicamento Brukinsa possui quatro indicações aprovadas no Brasil!

O medicamento  agora possui quatro indicações aprovadas no Brasil para o tratamento de pacientes adultos com diferentes doenças hematológicas. Além das novas indicações para LLC e LLPC, o medicamento já é aprovado para:

  • Linfoma de células do manto (MCL) em pacientes que receberam pelo menos uma terapia anterior.
  • Macroglobulinemia de Waldenström (MW).
  • Linfoma de zona marginal (MZL) recidivante ou refratário que recebeu pelo menos um regime baseado em anti-CD20.

Essa ampliação das indicações do Brukinsa representa um avanço significativo no tratamento de pacientes com doenças hematológicas, proporcionando uma opção terapêutica mais abrangente e eficaz. Para os pacientes com LLC e LLPC, em particular, a aprovação do medicamento para os cenários 1L e 2L pode significar uma esperança renovada e melhores perspectivas de controle da doença.

A aprovação do Brukinsa pela Anvisa é um passo importante para garantir que os pacientes tenham acesso a tratamentos inovadores e eficazes que possam melhorar sua qualidade de vida e prolongar sua sobrevida. Espera-se que essa decisão beneficie significativamente os pacientes brasileiros que lutam contra doenças hematológicas, oferecendo uma nova esperança e novas oportunidades de tratamento.

 

Back To Top