Você está na sessão de Linfoma difuso de grandes células B, para ver sobre outros Linfomas CLIQUE AQUI
Diagnóstico para Linfoma difuso de grandes células B
Com o surgimento dos sintomas, é muito importante procurar um médico. O especialista no diagnóstico e tratamento dos linfomas é o onco-hematologista.
Para ter a certeza sobre a existência da doença, será preciso realizar uma biópsia do nódulo. Com uma agulha especial, o especialista pode remover o nódulo todo ou pequenas células deste (caso esteja em um local de difícil acesso).
O material será levado para o laboratório e avaliado com diferentes técnicas, para assim confirmar o diagnóstico e também o subtipo exato do linfoma.
Saber qual o estadiamentos do câncer (se está no início ou mais avançado) também será essencial, para que a melhor opção terapêutica seja realizada. Para isso, é possível que o paciente realize um exame chamado de PET Scan, um tipo de tomografia que consegue avaliar os órgãos internamente e ver de que a maneira a doença se apresenta.
Em alguns casos, pode também ser necessário fazer uma punção lombar (biópsia de medula óssea) para saber se as células do linfoma atingiram a região e também o líquido ao redor do cérebro.