ISENÇÃO DO RODÍZIO MUNICIPAL PARA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA & CARTÃO DO DEFICIENTE
Primeiro entenda o que é o rodízio municipal, e depois saiba quem tem direito à isenção do Rodízio Municipal
Em São Paulo, funciona um rodízio que proíbe a circulação dos carros em determinadas zonas uma vez por semana, de acordo com o final da placa do automóvel.
Pacientes com câncer podem circular de carro pela cidade em dia de rodízio?
Há isenção de rodízio municipal para pessoa com deficiência, e muitas vezes, os pacientes de câncer que se enquadram nessas condições – e quem conseguiu a liberação para compra do veículo adaptado, certamente conseguirá a liberação do rodízio.
Como requerer isenção do rodízio?
- O formulário
Deverá ser preenchido no Portal SP 156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br ou no site (www.cetsp.com.br)
Anexar a seguinte documentação:
- cópia do certificado de propriedade do veículo
- cópia dos RGs do condutor, do deficiente (quando este não tiver RG, anexar cópia da certidão de nascimento) e do representante legal do deficiente (quando for o caso);
- cópia da Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
- laudo médico contendo nome e CRM do médico, comprovando a deficiência (anexar o CID) – apenas original ou cópia autenticada.
PACIENTES COM CÂNCER TÊM DIREITO A ESTACIONAR EM VAGA DE DEFICIENTE?
Só têm esse direito os pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela da doença e são considerados deficientes. Se esse for o seu caso, é preciso solicitar uma autorização especial no DSV e retirar um cartão de identificação que deve ser colocado no carro toda vez que parar nas vagas especiais.
CARTÃO DE DEFICIENTE
Como obter o cartão de estacionamento para deficiente?
Dirija-se ao departamento de operações do sistema viário da sua região e preencha um formulário. Depois, basta entregá-lo juntamente com cópias da carteira de identidade, do comprovante de residência e um atestado médico original que comprove a deficiência (ele deve conter a indicação do CID, Código Internacional de Doenças, assinatura, carimbo e CRM do médico, com data até 3 meses).