Diagnóstico - MM
Consultoria Dr. Bernardo Garicochea
Os três exames principais para diagnosticar o mieloma múltiplo são: eletroforese de proteína e imunofixação de proteína, ambos feitos por meio de coletas de sangue e de urina, com o objetivo de encontrar a proteína M.
A biópsia da medula, quando um fragmento do osso da bacia será retirado e analisado em laboratório para definir a quantidade de plasmócitos ali presentes, também pode ser indicada.
O especialista ainda pode pedir exames de imagem, como a radiografia óssea, tomografia computadorizada, PET Scan e ressonância magnética, para verificar se há alterações nos ossos e também a presença de plasmócitos.
Os exames de imunohistoquímica, imunofenotipagem, citogenética (cariótipo) e hibridização fluorescente in situ (FISH) são muito sensíveis na detecção de células com problemas. Para se ter uma noção, eles podem encontrar uma única célula com câncer em meio a centenas ou milhares de células normais.
O hemograma (exame de sangue) também pode ser uma opção de exame, já que ele mostrará as alterações das células do sangue.
**De todos estes exames, apenas o FISH não está disponível no Sistema Único de Saúde. Se você está enfrentando algum problema, saiba que a Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico.
Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!