Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

linfoma

Data de criação: 08 Abril 2016

Linfoma não-Hodgkin - LNH

Consultoria Dr. Bernardo Garicochea

O linfoma não-Hodgkin (LNH) surge quando certas células que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam em malignas, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. Diferente do linfoma de Hodgkin, o LNH apresenta apenas células doentes.

São mais de 40 os tipos de LNH, que podem surgir em diferentes partes do corpo, que representa 80% dos casos de linfoma. A justificativa para tantos tipos diferentes está baseada na quantidade de linfócitos normais em nosso organismo (os linfócitos B, T e NK, tipos de glóbulos brancos), que desempenham papeis diferentes no organismo, em especial o de combater infecções. No LNH, as células mais afetadas são as do tipo B e as do tipo T.

Os linfomas não-Hodgkin ainda são divididos em indolentes e agressivos. Os indolentes se desenvolvem ao longo dos anos, têm crescimento lento e, em alguns casos, é possível esperar e acompanhar a doença, sem dar início ao tratamento. Já os agressivos têm crescimento acelerado, e podem dobrar de tamanho em semanas. Por este motivo, exige tratamento imediato.

O linfoma não-Hodgkin também é classificado de acordo com seu estadiamento. São eles:

Estágio I – quando há apenas um único grupo de linfonodos acometido ou um único órgão linfoide acometido.

Estágio II – quando estão envolvidos dois ou mais grupos de linfonodos do mesmo lado do diafragma.

Estágio III – quando os grupos de linfonodos acometidos estão em posições diferentes (acima e abaixo) do diafragma.

Estágio IV – quando estão envolvidos linfonodos e outros órgãos (como pulmões, fígado, ossos) e/ou medula óssea.

Os médicos podem usar as classificações A (quando há ausência de febre, suor e perda de peso) e B (quando acontece, ao menos, um desses sintomas).

Nos últimos 25 anos, o número de novos casos duplicou, em especial em pessoas acima dos 60 anos de idade, mas ainda não se sabe os reais motivos para o surgimento deste tipo de câncer.

 

 

Vídeos de Linfoma

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator