Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

mieloproliferativas

Data de criação: 11 Abril 2016 Last modified on 11 Abril 2016

Tratamento - Mastocitose

remedios 1Consultoria: Dr. Fábio Pires 

Embora não exista tratamentos definitivos, a mastocitose pode ser controlada, e o paciente ter uma vida normal e com qualidade.

Para os casos de mastocitose cutânea, que é a forma mais leve da doença, basta fazer o controle com medicamentos antialérgicos, que têm poucos efeitos colaterais e permitem que as atividades diárias sejam seguidas normalmente. A aplicação tópica de corticoides, como o betametasona, e de medicações que inibem a ativação dos mastócitos, como o cromoglicato, também pode ajudar na redução de mastócitos na pele em alguns casos.

Já a mastocitose sistêmica exige muitas vezes tratamento com medicações por via oral para inibir ativação do mastócito, como o cromoglicato, junto com anti-alérgicos e outros medicamentos sintomáticos. O cuidado com a saúde dos ossos é importante, pois muitos pacientes com mastocitose evoluem com osteoporose prematura.

Para casos mais graves de mastocitose agressiva, medicamentos com efeitos biológicos, como o Interferon Alfa, ou até mesmo quimioterápicos (como a cladribina) também têm sido utilizados no tratamento deste tipo da doença.          

Atualmente, estão em fase de testes medicamentos que podem inibir o gene KIT. Se aprovados, com certeza farão importante diferença no tratamento.

O especialista é quem definirá qual a melhor opção, mas em geral, a terapia escolhida é realizada por toda a vida. Será necessário monitorar de perto se há evolução dos mastócitos e, assim, impedir que a doença evolua.

Os medicamentos citados são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas nem todos são distribuídos gratuitamente pelo SUS.

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

 

Acompanhamento médico

O tratamento para a mastocitose possibilita bons resultados para o paciente, mas é muito importante realizar a chamada manutenção. O médico precisa ficar a par de todos os acontecimentos, para caso precise mudar a terapia, o faça rapidamente.

 

 

Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.

 

 

Vídeos de Mieloproliferativas

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator