Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

mieloproliferativas

Data de criação: 11 Abril 2016 Last modified on 11 Abril 2016

Mielofibrose

Consultoria: Dra. Monika Conchon

Antes de explicarmos a mielofibrose, é muito importante termos em mente o que são as células tronco. E você já vai saber o porquê!

As células-tronco são responsáveis pela origem de todos os componentes do sangue: glóbulos branco, que combatem infecções; glóbulos vermelhos, encarregados pela oxigenação do organismo; plaquetas, que impedem as hemorragias.

A mielofibrose, que pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas, é um tipo de câncer do sangue que acontece devido ao mal funcionamento destas células. O problema surge quando as células-tronco sofrem uma mutação, e formam uma fibrose (cicatriz) na medula óssea, prejudicando a produção das células sanguíneas. 

 

Há duas classificações para a mielofibrose:

· Primária, quando aparece sem causa conhecida

· Secundária, quando é decorrente de uma evolução de outras doenças, a exemplo da trombocitemia essencial e da policitemia vera, também pertencentes ao grupo das doenças mieloproliferativas.

Em qualquer um dos casos é fundamental contar com acompanhamento médico constante, pois há o risco de que a doença evolua para uma leucemia mieloide aguda.

Outro dado importante é que aproximadamente 60% dos pacientes apresenta uma mutação no gene chamado JAK2. Por isso, alguns estudos indicam que esse gene pode estar associado ao aparecimento da doença.

A mielofibrose não é hereditária, e a maior parte dos diagnósticos ocorrem em pessoas acima dos 50 anos – são raríssimos os casos em crianças.  

 

Se você foi diagnosticado com mielofibrose, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável por tratá-la é o onco-hematologista.

 

 

 

Vídeos de Mieloproliferativas

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator