Saiba tudo sobre a Policitemia Vera.
Última atualização em 21 de dezembro de 2022
POLICITEMIA VERA É CÂNCER?
A Policitemia Vera é um tipo de doença do sangue.
O QUE É POLICITEMIA VERA?
Ela pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas.
O QUE CAUSA A POLICITEMIA VERA?
Ainda não se sabe o que causa, mas a Policitemia Vera acontece devido a uma mutação das células tronco, afetando os glóbulos vermelhos. Eles passam a se multiplicar de forma descontrolada, e o resultado dessas altas taxas de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea é o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações no seu fluxo, como problemas circulatórios.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ÓSSEA PARA NOSSO ORGANISMO?
A medula óssea é a responsável pela fabricação dos componentes do sangue: glóbulos vermelhos, encarregados pela oxigenação do organismo; glóbulos brancos, que defendem o corpo das infecções; e as plaquetas, que evitam hemorragias. Ela é formada por células-tronco, que dão origem a estes componentes.
Quando o organismo está trabalhando normalmente, as células nascem, amadurecem e são lançadas na corrente sanguínea somente quando já estão maduras (adultas), e aptas para desempenhar as funções citadas.
GENE JAK2
Estudiosos já descobriram que 90% dos pacientes apresenta anormalidade no gene JAK2, a chamada mutação V617F – esse dado é muito importante no momento do diagnóstico.
A POLICITEMIA VERA É HEREDITÁRIA?
A Policitemia Vera não é hereditária, é uma doença rara mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. A longo prazo, ela também pode evoluir para doenças mais graves, como a Mielofibrose e a Leucemia Mieloide Aguda, embora isso não seja muito comum. Judeus descendentes da Europa Oriental são mais propensos a receberem o diagnóstico.
FUI DIAGNOSTICADO COM POLICITEMIA VERA, E AGORA?
Se você foi diagnosticado com Policitemia Vera, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável por tratá-la é o hematologista.